África do Sul: Desemprego de mulheres negras supera média nacional | Land Portal
Author(s): 
Agência Lusa
Language of the news reported: 
Portuguese

(Foto simbólica). Foto: AFP/Getty Images/O. Andersen

PR da África do Sul considera elevada a taxa de desemprego das mulheres negras no país e diz que está "acima da média" nacional. Cyril Ramaphosa admite que a promoção da iguadalde de género não tem avançado na economia.

"Os indicadores mais recentes mostram que a taxa de desemprego entre as mulheres negras africanas é a mais alta, com 41% por cento, mais de quatro pontos percentuais acima da média nacional", referiu Ramaphosa na sua 'newsletter' semanal ao país divulgada esta segunda-feira (04.10) no sítio oficial da Presidência da República.
 
Ramaphosa considerou que a África do Sul "avançou" na promoção da igualdade de género desde a queda do regime do 'apartheid,' em 1994, em setores como "Governo, sociedade civil, administração da justiça, desporto e cultura". "Infelizmente, não registamos o mesmo progresso na economia", sublinhou.
 
O chefe de Estado salientou que no ano passado, o Governo do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), o partido no poder de que também é presidente, anunciou uma quota de "pelo menos 40 por cento" das compras do setor público a "empresas de propriedade de mulheres".
 
Promoção das mulheres na economia
 
"Embora alguns departamentos [públicos] tenham aumentado as suas despesas com aquisições em empresas pertencentes a mulheres, é necessário garantir que isso se traduza em crescimento e sustentabilidade tangíveis", frisou Ramaphosa, adiantando que "as mulheres continuam a ser priorizadas para oportunidades de trabalho por meio de uma série de programas de empregos públicos".
 
Foto: Picture alliance/dpa/Volkswagen/F. Gentsch

Cooperativa de mulheres na África do Sul (Foto simbólica) - Foto: Picture alliance/dpa/Volkswagen/F. Gentsch. 

Nesse sentido, o Presidente sul-africano indicou que 66% dos participantes na primeira fase do programa 'Estímulo Presidencial ao Emprego', eram mulheres que se candidataram a cargos na administração pública.

Na sua comunicação ao país, em inglês, Ramaphosa destacou ainda que: "Dos 206.000 hectares de terrenos do Estado disponibilizados no ano passado, 54.000 hectares - compreendendo 78 fazendas - foram atribuídos a mulheres beneficiárias".

Acesso à terra

O líder sul-africano sublinhou que o Governo visa alocar "pelo menos 50% das terras do Estado" a mulheres de forma a "aumentar o acesso das mulheres a terras produtivas para a agricultura".

"Também precisamos de abordar a representação inadequada de mulheres em cargos de gestão no setor privado", frisou o Presidente da República, acrescentando que "cerca de 67% dos cargos de gestão são ocupados por homens, comparativamente aos 33% por mulheres".

"Precisamos garantir maior proteção social e de outra natureza a mulheres empregadas no setor informal e em ocupações de trabalho elementar e doméstico", frisou o Presidente sul-africano.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.