Governo deve reactivar e reestruturar o fórum de consulta sobre terra a ser enquadrado na lei | Land Portal

Esta é uma das propostas do Ante-projecto da política nacional de terras disponível para comentários tendo em conta a sua magnitude e impacto sócio-económico. O fórum de consulta sobre terra será uma plataforma inclusiva de debate sobre matérias de terra e outros recursos naturais.

Em Julho de 2020 foi lançada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, a auscultação pública e institucional sobre as principais questões de política a serem objecto de ajustamento.

A comissão seguiu as directrizes de orientação definidas pelo governo sobre o processo de revisão da política nacional de terras, nomeadamente, a manutenção da propriedade do estado sobre a terra e outros recursos naturais, a garantia do acesso e uso da terra por todos os moçambicanos sem qualquer tipo de distinção, a protecção dos direitos adquiridos pelas comunidades locais e a promoção e garantia dos direitos da mulher à terra, em especial da mulher rural camponesa.

O processo de auscultação pública resultou no ante-projecto da política nacional de terras sujeito a comentários pelos interessados e no diagnóstico da implementação da política nacional de terra.

O actual quadro político e legal de terras caracteriza-se pelo pluralismo jurídico e por inovações que importam a sua consolidação, em especial, a comunidade local como sujeito de direito de uso e aproveitamento de terra, o reconhecimento da validade das normas e práticas costumeiras e dos respectivos mecanismos de resolução de conflitos.

Sendo assim, nos termos da actual política nacional de terras, o ordenamento do território constitui prioridade nacional para o desenvolvimento sócio-económico. Moçambique tem um potencial de 36 milhões de hectares de solo aráveis.(Carta)

No entanto, há aspectos cujo ajustamento necessita de reflexão no futuro quadro político legal, como a clarificação da relação entre o Estado como proprietário da terra e dos recursos naturais e o titular do DUAT, ou seja, o cidadão.

Outros aspectos sujeitos a ajustamento dizem respeito ao alargamento do conteúdo e das garantias no exercício do uso e aproveitamento da terra, a valorização da terra de que a transmissibilidade é o principal mecanismo legal, a harmonização da lei de terras com outras leis e o estabelecimento da justa indemnização para os ocupantes da terra por boa-fé.

A comissão de revisão da política nacional de terras aponta como alguns dos desafios a grande extensão territorial do país, a pressão demográfica relativamente crescente, a falta de capital para investimento e sistemas de planeamento do uso do solo ineficazes.

Assinala, igualmente, o ordenamento do território incipiente, a fraca cartografia geológica, a ausência do plano director de desenvolvimento de infra-estruturas públicas vitais, a dispersão espacial da população, a corrupção, a venda ilegal de terras, a diversidade de usos e costumes e focos de instabilidade política e social.

Dados desenvolvidos pelos cenários climáticos para Moçambique apontam que, até 2075, o aumento da radiação solar estará entre dois a três por cento da evapotranspiração, a temperatura média do ar irá aumentar entre um vírgula oito a três vírgula dois graus centígrados e, se esses cenários se mantiverem, o acesso à terra poderá ter um impacto negativo, comprometendo a qualidade de vida dos moçambicanos.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.