VI Congresso Internacional de Ordenamento Territorial e Tecnologias de Informação Geográfica | Land Portal

O desenvolvimento atual de pesquisas que abordam a realidade sócio-espacial apoiada pelo uso de geotecnologias, mostra o progresso acadêmico e profissional de várias disciplinas interessadas em gerar resultados de grande interesse no campo do planejamento do uso do solo, cujas contribuições são orientadas para a aplicação do conhecimento para a resolução de problemas geográficos.

Neste contexto, há uma década, foi iniciada a proposta de criar um espaço para a divulgação e o intercâmbio de conhecimentos científicos na linha temática de Planejamento Espacial e Tecnologias da Informação Geográfica.

Esta proposta foi incorporada ao I Congresso Internacional de Planejamento Territorial e Tecnologias da Informação Geográfica (I-CIOTTIG), realizado em 2010 e organizado pela Faculdade de Ciências Espaciais da Universidade Nacional Autônoma de Honduras e pela Universidade de Alcalá (Espanha), dando origem a um evento acadêmico internacional que reúne as e os principais especialistas e interessados(as) neste campo a cada dois anos. A segunda edição (II-CIOTTIG) foi realizada em 2012, organizada pela Universidade Nacional de Sinaloa (México). Em 2014, a Universidade Nacional de General Sarmiento e a Universidade Nacional de Luján organizaram o III-CIOTTIG (Argentina). A quarta edição (IV-CIOTTIG) aconteceu em Santiago do Chile e foi organizada pela Universidad Alberto Hurtado. Em 2018, o V-CIOTTIG foi realizado na Universidad Autónoma de México.  

Nesta ocasião, o Instituto de Pesquisa Geográfica da Universidade Nacional de Luján (Argentina) organiza o VI-CIOTTIG, com o objetivo de apresentar experiências de pesquisa e avanços teórico-metodológicos, desenvolvidos por diferentes grupos de pesquisa, denotando a consolidação de fortes laços de cooperação entre instituições acadêmicas a nível nacional e internacional.
 

Objetivos

  • Divulgar os avanços das pesquisas e contribuições acadêmicas no campo do planejamento do uso do solo e das tecnologias de informação geográfica.
  • - Promover o intercâmbio de experiências de pesquisa, transferência e ensino tanto no campo acadêmico quanto na gestão pública e privada.
  • - Contribuir para a geração de conhecimento geográfico baseado no uso de GIT, destacando seu potencial como ferramentas teóricas e metodológicas para a geração de diagnósticos territoriais.

Data do evento: De 26 a 28 de outubro de 2022

Local: Luján, Buenos Aires - Argentina

Modalidade de participação e prazos: Envio de resumo até dia 31 de julho de 2022, segundo normas disponíveis

Inscreva-se aqui.