Brasil e Moçambique entre vencedores de prêmio das Nações Unidas | Land Portal

Pnud Peru. Prêmio Equador 2022 destaca o papel dos povos indígenas e comunidades em todo o mundo na criação de soluções baseadas na própria natureza

Prêmio Equador contempla 10 projetos de promoção do meio ambiente e sustentabilidade; distinção liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, está em sua 20ª edição; Argentina, Papua Nova Guiné e Gabão entre os agraciados.

Dois projetos do Brasil e um de Moçambique estão na lista dos 10 vencedores do Prêmio Equador 2022.

A relação inclui iniciativas de promoção do meio ambiente e conservação de todas as regiões do globo. O anúncio coincide com o Dia Internacional dos Povos Indígenas e celebra a contribuição de cerca de 476 milhões de indígenas em todo o mundo.

Incêndios florestais e novas ideias por Austrália e Canadá

A distinção é entregue num momento em que o mundo vive a perda da biodiversidade e a emergência climática. Cientistas e legisladores se apressam para alcançar uma solução para ambas as crises.

Na Austrália, por exemplo, autores de um estudo de impacto ambiental reconheceram a importância do conhecimento indígena para evitar incêndios florestais. Já no Canadá, um novo programa federal financia guardas indígenas para o litoral.

O Prêmio Equador 2022, que é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, destaca o papel dos povos indígenas e comunidades em todo o mundo na criação de soluções baseadas na própria natureza.

Amazônia, Baía de Inhambane e Cerrado

Os 10 vencedores deste ano saíram de uma lista de 500 nomeados em 109 países.

O projeto Red Ticca, da Argentina, é um consórcio de povos indígenas que conservam mais de 3,5 milhões de hectares nos chamados “territórios de vida”. Com isso, os indígenas mantêm seus direitos e asseguram que os valores culturais estejam integrados nas políticas públicas.

No Brasil, foram agraciadas duas iniciativas: a Associação Rede de Sementes do Xingu, que reúne 25 mulheres de comunidades indígenas e locais, para coletar e comercializar mais de 220 espécies de sementes em larga escala para o reflorestamento na Amazônia e no Cerrado. Elas já geraram mais de US$ 700 mil em receita local financiando o empoderamento de mais indígenas na região.

Outro projeto brasileiro, a Associação Bebô Xikrin do Bacajá, que atua na Trincheira Bacajá, desenvolveu um sistema de produção sustentável do óleo de coco. As mulheres Xikrin transformam o saber ancestral da aldeia numa oportunidade de negócio que financia a conservação de suas terras.

Comunidades com poder de decisão

Um outro país de língua portuguesa, Moçambique, também ganhou o Prêmio Equador 2022 com a Revolução Oceano Moçambique. A iniciativa dá autonomia às comunidades locais na Baía de Inhambane.

Ali, as comunidades têm um papel central na decisão como melhor conservar os recursos marinhos. Eles encorajam o turismo ecológico e a reescrever a narrativa sobre o papel da natureza no desenvolvimento local.

Na África, os vencedores são o projeto Mbou-Mon-Tour da República Democrática do Congo sobre convivência harmoniosa dos indígenas com outras comunidades e proteção da biodiversidade na floresta.  Ainda na África, a Organização Ecológica dos Lagos e de  l’Ogooué do Gabão venceu o prêmio por criar uma solução sustentável para o gerenciamento de estoques de água doce e um plano de gerenciamento de pescas.

Ecoturismo por jovens e futuro de conservação

Em Gana, a Cooperativa de Mulheres Sunkpa Shea produz manteiga de karité, integrando a produção local numa grade internacional e melhorando a vida de 800 mulheres.

Os outros vencedores são: Defesa do Ecossistema de Manguezais no Equador sobre reflorestamento, Mulheres Indígenas Unidas pela Biodiversidade no Panamá e a iniciativa jovem de ecoturismo, conservação, pesquisa e treinamento na Papua Nova Guiné que quer formar a juventude para a conservação natural.

Os ganhadores receberão o Prêmio Equador 2022 numa cerimônia virtual em 30 de novembro.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.