Desfrutamo-nos ou esgotamo-nos na experiência comunitária? A reprodução de valores em modelos agroalimentares solidários em Portugal | Land Portal

Neste seminário, apresentamos algumas reflexões sobre a (re)produção de valores (valor de uso, valor de troca e valores éticos) em comunidades de base que visam construir alternativas ao modelo agroalimentar capitalista em Portugal. Debruçamo-nos sobre as nossas vivências com a Rizoma Cooperativa Integral, em Lisboa, e com três Associações pela Manutenção da Agricultura de Proximidade em Palmela, Alvalade e Montemor-o-Novo para este propósito. Discutimos, em particular, como tal (re)produção de valores e as tensões que emergem entre valores divergentes se manifestam nos processos de tomada de decisão e de auto-organização do trabalho nessas iniciativas, e quais os efeitos gerados na experiência dos seus participantes. As vivências trazidas ao debate ilustram fatores quotidianos e estruturais que (des)encorajam o envolvimento em experiências de economia social e solidária em Portugal contemporâneo.

Nota biográfica

Guilherme Raj é brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, e está no 3.º ano de doutoramento na Universidade de Utrecht, Holanda. A sua pesquisa é focada nas relações de poder dentro de comunidades de base do setor agroalimentar, e como tais relações influenciam processos de transformação social que surgem dessas dinâmicas coletivas. Em particular, transformações para (a) relações de trabalho pós-capitalistas, (b) empoderamento queer em sistemas agroalimentares locais, e (c ) maior valorização do papel de mulheres produtoras na construção de experiências coletivas. Guilherme é membro da cooperativa integral Rizoma, em Lisboa, e está envolvido com diferentes AMAPs em Portugal e Itália no âmbito da sua pesquisa.

Filipe Olival, nascido na ilha da Madeira, é doutorando pela Universidade de Coimbra e membro associado do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. A sua pesquisa foca-se nas tensões entre produção de valor mercantil e reprodução de valores éticos em projectos de economia comunitária, questionando-se sobre as possibilidades de manter uma actividade económica baseada, não no lucro, mas em decisões democráticas que reflictam os valores da própria a comunidade. Os seus casos de estudo são as cooperativas  integrais Rizoma e Minga, e a AMAP Maravilha.

_______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/84676297342 | ID: 846 7629 7342 | Senha: 162176