Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste | Land Portal
Acronym: 
MMTR-NE
Phone number: 
+55 81 3721-4323

Location

R. Luís Gonzaga Etevaldo Gomes, 40 - Pinheiropolis
55034-140 Caruaru
Brazil
BR
Working languages: 
Portuguese

O MMTR-NE nasceu na década de 80 a partir das reflexões e do intercâmbio de trabalhadoras rurais dos estados de Pernambuco e Paraíba. Com o intuito de superar as dificuldades na relação de gênero, as feministas rurais desses dois estados realizaram um encontro que reuniu mulheres de todo o Nordeste e contribui para que, em 1986, o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste fosse construído.

Através dos seus programas e projetos, a instituição capacita trabalhadoras rurais com uma proposta de educação que objetiva aumentar a autonomia das mulheres, transformar a mentalidade de submissão e combater todo tipo de discriminação e preconceito. Em suas intervenções, o Movimento utiliza a perspectiva da educação popular iniciada por Paulo Freire e a abordagem de gênero numa perspectiva feminista.

Sendo assim, a educação utilizada pelo MMTR-NE valoriza o saber das mulheres rurais, seu modo de ser, suas crenças e seus valores e, ainda, seu conhecimento político. É uma educação que produz conhecimento da realidade e possibilita uma intervenção para transformação da sociedade.

Atuação Geográfica: A atuação do MMTR-NE se estende pelos nove estados nordestinos por meio de coletivos e dos grupos de base. Tem, ainda, abrangência na América Latina através da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (Rede LAC).

Missão: Construir relações justas e igualitárias entre mulheres e homens do Nordeste.