14° Congresso Mundos de Mulheres 2021 – MM2021 | Land Portal
Mais do que uma versão feminizada da fusão das palavras oficinas e seminários, Oficinárias são uma forma de trabalhar em conjunto que pretende agregar reflexões activistas, académicas e artísticas numa lógica de construção horizontal e colaborativa de saberes.
 
É com grande satisfação que a Comissão Organizadora lança a segunda chamada para submissão de propostas para as Oficinárias para a 14ª edição do Congresso MM2021 que, pela segunda vez, irá decorrer no continente Africano.
 
O Mundos de Mulheres é um evento internacional e interdisciplinar que ocorre a cada três anos e que reúne activistas, intelectuais e artistas e promove o pensamento crítico e plural, o debate e a releitura do mundo, dos seus desafios e pensa as alternativas a construir, a partir das diversas experiências e conhecimentos feministas.
 
Este evento a decorrer na cidade de Maputo, Moçambique, em Setembro de 2021, no Campus Universitário Principal, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique, sob o lema FeminismoS AfricanoS – construindo alternativas para as mulheres e para o mundo através de um corredor de saberes que cuida e resiste.
 
O MM2021 tem por horizonte o reforço das solidariedades Sul – Sul e Sul – Norte. O nosso lema parte do reconhecimento da limitada presença de vozes cosmovisões, artes e experiências, práticas e racionalidades que pensam e dizem o Mundo a partir do grande continente africano. Evidenciando os FeminimoS AfricanoS esta chamada é plural e abrangente e está aberta a propostas de reflexão a partir da academia e dos activismos feministas que questionem os lugares hegemónicos contemporâneos assentes no colonialismo, capitalismo, racismo e patriarcado e alarguem possibilidades de lhes resistir e construir as alternativas que não deixarão ninguém para trás.
 
Espera-se, neste Congresso, a participação de activistas, artistas e  académicas/os africanas/os e dos demais continentes do mundo, para uma partilha horizontal de saberes e experiências. Tendo o epicentro em Moçambique, na África Austral, o desafio do MM2021 é realizar um Congresso que seja um marco transformador para os feminismos e o Mundo.
 
As línguas oficiais da 14ª edição do MM2021 são Português, Espanhol e Inglês.
 
A 14ª edição do MM2021 contará com Mesas Redondas, Oficinárias, Rodas de Conversa, Debates, Oficinas, Exposições, Posters, Performances, Instalações e Feiras solidárias.
 
Tendo havido necessidade de adiar o 14º Mundos de Mulheres, que estava previsto para Setembro de 2020, para 2021, por causa da pandemia do COVID-19, a Comissão Organizadora decidiu abrir uma nova chamada para submissão de propostas para as Oficinárias. A novidade desta segunda chamada é que serão permitidas até três pessoas em cada proposta – enquanto na primeira chamada admitiu-se no máximo duas.
 
Ressalta-se que, o processo de submissão de Oficinárias, tal como na primeira fase,  terá dois momentos, a saber:
 
No primeiro momento, de 20 de Julho a 20 de Setembro de 2020 serão recebidas propostas para as Oficinárias que podem ser apresentadas por até 3 pessoas. As propostas deverão ser submetidas na nossa plataforma digital e terão, obrigatoriamente, entre 200 a 300 palavras. Caberá à Comissão Científica do MM2021 avaliar e aprovar as propostas e a Comissão Organizadora comunicará os resultados às pessoas interessadas.
 
As pessoas proponentes, no caso de a sua Oficinária ser aprovada, serão responsáveis pela recepção avaliação e aprovação dos trabalhos, que serão submetidos no segundo momento desta chamada, (ver cronograma abaixo) assim como pela sua coordenação durante o Congresso MM2021.
 
O segundo momento será dedicado à recepção e avaliação dos trabalhos (comunicações) a serem incluídos em cada uma das Oficinárias que também deverão ser submetidos na plataforma digital, de 25 de Novembro de 2020 a 25 de Fevereiro de 2021.
 
Os resultados de ambos momentos de submissões serão comunicados através da página web do MM2021 www.mm2020.uem.mz.
 
Confira os 10 eixos temáticos e suas descrições clicando aqui.
 
Eixo Temático Terra, Extractivismo e Mudanças Climáticas
 
A despeito da narrativa corrente de que problemas ambientais se fazem sentir universalmente, o MM2020 convida todas e todos a reflectir acerca das maneiras singulares pelas quais tais questões afectam e implicam sujeitas/os marcadas/os por género. No Sul Global, esta relação imbricada adquire novos contornos quando se coloca em relevo a experiência do colonialismo e da colonialidade, que se actualiza por meio do neoextrativismo predatório, do landgrabbing (usurpação de terras) e de projectos desenvolvimentistas, entre outros, cujas relações de exploração da terra e das comunidades resultam em situações de injustiça e de conflitos ambientais. A inevitabilidade das mudanças do clima também pode ser um convite a problematizar quais corpos e lugares são mais propensos a experimentar os efeitos de eventos extremos, como enchentes, furacões e outros desastres ambientais e as dificuldades quotidianas, como por exemplo, o acesso à água potável).
 
Neste sentido, consideramos que discussões que dêem conta deste necessário entrelaçamento entre questões ambientais e de género (e suas intersecções com raça, classe, etnia e geração) podem contribuir para uma melhor compreensão dos actuais processos de resistência, lutas políticas e da busca por alternativas sistémicas à exploração da natureza e dos sujeitos.
 
Por isso, neste eixo, são bem-vindas propostas de Oficinarias, que coloquem em diálogo a questão ambiental e suas articulações com a vida das populações, em geral e com a das mulheres, em particular. Encorajamos pesquisadoras e pesquisadores dos variados campos de conhecimento, bem como integrantes de movimentos sociais e/ou outras associações da sociedade civil, a compartilharem connosco suas reflexões teóricas, resultados de pesquisas (concluídas ou em andamento), dilemas metodológicos e/ou relatos de experiência e mobilização.