UNILA abre seleção para estudantes indígenas e refugiados | Land Portal
As inscrições são gratuitas e os candidatos devem realizá-las diretamente na página da UNILA; as aulas terão início em outubro, de forma remota
 

A UNILA abriu duas novas seleções para cursos de graduação em 2021: para indígenas aldeados de nove países da América do Sul (inscrições até 21 de julho) e para refugiados e portadores de visto humanitário (inscrições até 30 de julho). Para as duas modalidades, as inscrições são gratuitas e on-line.

edital PROINT 05/2021 regulamenta a seleção de estudantes indígenas provenientes de nove países da América do Sul e o edital PROINT 06/2021 é destinado a estudantes refugiados e portadores de visto humanitário de qualquer nacionalidade e que já residam no Brasil ou outro país latino-americano.

Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou equivalente fora do Brasil e ter, no mínimo, 18 anos (até o dia da matrícula). No momento da inscrição, é necessário anexar, em formato PDF, os documentos pessoais e escolares exigidos pelos editais. Para inscrever-se em qualquer uma das duas modalidades, é necessário acessar a página da seleção e cadastrar-se no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 

Ao realizar a inscrição, momento em que os candidatos irão anexar todos os documentos exigidos, é necessário selecionar a opção na modalidade de demanda social. O edital prevê o número mínimo de uma vaga em cada curso de graduação oferecido pela UNILA para cada uma das duas modalidades de seleção. 

Após serem convocados e matriculados, os estudantes selecionados poderão solicitar os auxílios estudantis do Programa de Assistência Estudantil da UNILA. O quantitativo de vagas para os auxílios de moradia, alimentação e transporte dependerá da disponibilidade orçamentária da Universidade. Os critérios para a concessão dos subsídios financeiros estão descritos nos editais.

Seleção de indígenas

Este é o terceiro ano em que a UNILA realiza uma seleção voltada para estudantes que fazem parte de povos indígenas aldeados. Até o momento, 35 indígenas já estudam na UNILA, resultado de processos seletivos dos últimos anos. Podem participar da seleção candidatos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Entre os documentos que deverão ser anexados no momento da inscrição está uma declaração de pertencimento do candidato a uma comunidade indígena, assinada pelas lideranças. O modelo desse documento está disponível no edital (anexo II). Inscrições abertas até o dia 21 de julho.

Podem participar desta seleção candidatos que tenham status de refugiado, sejam solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário reconhecido no Brasil. Até o momento, a UNILA conta com 40 estudantes de graduação que se declararam refugiados e portadores de visto humanitário. Inscrições abertas até o dia 30 de julho.

Para participar desta seleção, a UNILA exige que os candidatos tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e que morem há mais de doze meses no Brasil ou em outro país latino-americano. Serão aceitas inscrições de candidatos que apresentem certificado de proficiência em língua portuguesa ou espanhola ou que atendam a outros critérios relacionados ao tema que estão previstos no edital. 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page