MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL DIVULGA A LEI DA TERRA NO SUL DO PAÍS | Land Portal
Author(s): 
Filomeno Sambú
Language of the news reported: 
Portuguese

O Ministério da Administração Territorial e Poder Local divulgou esta quinta-feira, 20 de janeiro de 2022, numa ação de sensibilização que decorre nas regiões de Quínara e Tombali, sul da país, a lei da terra e o seu regulamento.

A sessão que prossegue hoje (21) na região de Bolama Bijagós juntou, na cidade de Buba, os membros das comissões fundiárias  regionais e setoriais, régulos e chefes de todas as tabancas que compõem as regiões de Quínara, Tombali e Bolama Bijagós.

Integra a equipa do Ministério da Administração Territorial e Poder Local, o secretário-geral, o presidente da Comissão Fundiária  Nacional e o Coordenador do projeto “N’Tene Terra. O ato central aconteceu na cidade de Buba, capital da região de Quínara.

Em nota informativa, o Ministério anunciou que pretende com a iniciativa transferir  para as comissões fundiárias locais o papel que tem assumido faz quase dois anos na gestão de conflitos derivados de luta pela posse da terra.

“Dar a conhecer aos membros das comissões fundiárias regionais e setoriais da existência da lei de terra [Lei nº05/98] e o seu regulamento para facilitar a gestão fundiária a nível das regiões, dos setores e  das secções e/ou comunidades”, pode ler-se na nota.

Na sua intervenção, o secretário-geral do Ministério da Administração Territorial e Poder Local,  Marinho Saltinho Insolde, condenou os conflitos derivados de luta pela posse da terra, que ocorreram nas localidade de Djobel e Arame, secção de Suzana, setor de São Domingos, região de Cacheu, também em Nhoma, setor de Nhacra, região de Oio, e na secção  de Bijimita, setor de Quinhamel, região de Biombo.

“Esses acontecimentos são episódios tristes nas nossas comunidades  e é com muita pena que recordamos esses acontecimentos”‘, lamentou e apelou às comunidades a trabalharem de mãos dadas para evitar que aconteça outra vez ” banho de sangue” no país.

Por sua vez, o presidente da Comissão Fundiária Nacional, Mário Martins, realçou que há necessidade de a lei da terra ser divulgada de forma  mais esclarecedora às comunidades para que haja a paz e sossego no país.

Mário Martins pediu às comissões fundiárias que se empenhem para que os trabalhos desenvolvidos tenham  eficácia e consistência e  que ninguém se  sobreponha à lei.

Os participantes assumiram o compromisso de disseminar as informações e sensibilizar as comunidades sobre o novo instrumento que regulamenta e esclarece que o solo, na totalidade do território, quer seja urbano, rústico ou utilizado é integrado no domínio público do Estado, sendo insuscetível de redução à propriedade particular.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page