Preservação patrimonial em áreas de urbanização dispersa: o caso de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil | Land Portal
PatryTer

Resource information

Date of publication: 
February 2022
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2595-0169
Pages: 
16
License of the resource: 

A integração de práticas preservacionistas às políticas de desenvolvimento local constitui um grande desafio ao planejamento urbano, sobretudo em cidades médias e pequenas. O município de Teixeira de Freitas, situado  no  sul  do  estado  da  Bahia,  apresenta  um  acelerado  processo  de  crescimento  de  forma  dispersiva, fomentado sobretudo pela gestão municipal. O objetivo deste artigo é averiguar como o patrimônio ambiental urbano é considerado no processo de dispersão urbana que se consolida no Vetor Leste. A pesquisa qualitativa e exploratória, utiliza procedimentos de campo –entrevistas abertas e semiestruturadas com gestores e pesquisa documental  em  arquivos  sobre  a  legislação  e  planos  governamentais.  Os  resultados  evidenciam  a  ausência  de uma  regulamentação  explícita  que  possibilite  que  o  patrimônio  se  integre  a  dinâmica  urbana  de  uma  forma planejada, além de desconsiderar os elementos relevantes do entorno.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Sthéphi Lubki Wagmacker

Melissa Ramos da Silva Oliveira

Publisher(s): 
PatryTer

PatryTer (PatryTer)

O periódico aceita originais em português, espanhol e inglês.

Objetivos:

  • Difundir o conhecimento disciplinar e interdisciplinar sobre cidades, campo, meio ambiente e os distintos processos de intervençao territorial na América Latina e Caribe.
  • Ampliar o espaço para publicação de artigos originais, com abordagens teóricas e metodológicas à interdisciplinares focados em questoes territoriais, paisagísticas e regionais no continente. A dimensao da América Latina deve ser valorada nos trabalhos submetidos à  PatryTer.

Share this page