ONU enfatiza tríplice crise no Dia Internacional da Mãe Terra | Land Portal

NASA. O secretário-geral sublinha que o direito a um ambiente saudável está ganhando força

Mensagem cita perigos causados pela de perturbações do clima, perda da natureza e biodiversidade aliadas à poluição e ao desperdício; data marca início de competição de fotos e vídeos como parte da Campanha das Nações Unidas para Ação Individual.

 

Neste 22 de abril, o mundo realiza ações marcando o Dia Internacional da Mãe Terra. Para o secretário-geral da ONU, a data abre uma chance de reflexão sobre como a humanidade vem tratando o planeta.

Em mensagem para a celebração, António Guterres disse que os humanos têm sido maus guardiões do seu “frágil lar”.

Crise 

O chefe da ONU disse que hoje a Terra enfrenta uma crise planetária tripla: o distúrbio climático e perda de biodiversidade, aliada à poluição e ao desperdício que ameaçam o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo.

As Nações Unidas calculam que a perda anual de florestas equivale a  4,7 milhões de hectares, uma área maior que a Dinamarca. A organização estima que 1 milhão de espécies animais e vegetais estejam ameaçadas de extinção.

Guterres enumera recursos como água limpa, ar fresco, clima estável e previsível como elementos de uma vida feliz e saudável que “estão em desordem, colocando em risco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

O chefe da ONU aponta que ainda há esperança. Ele explica que cinquenta anos atrás, o mundo se uniu para a Conferência de Estocolmo para dar início ao movimento ambiental global. 

Desde então, disse que foi visto o que é possível ao atuar em união. Entre os resultados estão o encolhimento do buraco na camada de ozono, o alargamento das proteções para a vida selvagem e os ecossistemas. 

Mortes 

A mensagem enfatiza ainda o fim do uso de combustível com chumbo, evitando milhões de mortes prematuras. 

O líder da ONU falou ainda o lançamento em março passado de um esforço global histórico para prevenir e acabar com a poluição plástica como prova de união para se enfrentar desafios monumentais.

O secretário-geral sublinha que o direito a um ambiente saudável está ganhando força. Mas considera que mais ações precisam ser tomadas com maior rapidez, especialmente para evitar uma catástrofe climática.

Nos pedidos feitos na mensagem, ele destaca a limitação do aumento da temperatura global a 1,5 graus, que ainda está longe do rumo. 

Guterres ressalta que para manter a meta viva, os governos devem reduzir as emissões em 45% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

Investimento

Dirigindo-se aos principais emissores, o chefe da ONU disse que deve haver cortes drásticos das emissões a partir deste ano, além de acelerar o fim do uso de combustíveis fósseis e a transição de energia limpa e renovável.

Guterres pede que haja impulso global no investimento para a adaptação e resiliência, nomeadamente para os mais pobres e vulneráveis que menos contribuíram para a crise.

Ele pediu medidas ambiciosas dos líderes globais e ação para enfrentar a tríplice emergência planetária na reunião de alto nível agendada para junho na Suécia pelos 50 anos da primeira conferência sobre o meio ambiente.

O alvo da Conferência de Estocolmo+50 é contribuir para acelerar uma transformação que promova economias sustentáveis e ecológicas, mais empregos e um planeta saudável para todos.

OIM

OIM. ONU quer mais ações, com maio rapidez, especialmente para evitar uma catástrofe climática

Concurso de fotos

Na celebração do Dia da Mãe Terra, a ONU lança o concurso de fotos #MyClimateAction, ou minha ação climática. Fotos e vídeos dos participantes devem ilustrar ações e soluções criativas para inspirar outras pessoas.

Com o início da interação em 23 de abril, a Campanha da ONU para Ação Individual pretende incentivar a preservação de um clima viável e a redução das emissões de gases de efeito estufa a zero líquido até 2050.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page