São Tomé e Príncipe: cooperação agrícola com a China contribui para erradicação da pobreza | Land Portal

No dia 11 de maio, a Embaixada da China em São Tomé e Príncipe, juntamente com o Comité Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe, visitou a aldeia de Caldeiras, um modelo de erradicação de pobreza no centro do país e realizou o Diálogo "Redução da Pobreza Juvenil".

Representantes de jovens do grupo de especialistas em ajuda chinesa em São Tomé e Príncipe e empresas financiadas pela China, bem como membros do Comitê Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe, discutiram a experiência da China no alívio da pobreza e como ajudar São Tomé e Príncipe a melhorar a sua capacidade de desenvolvimento.

Os jovens dos dois países visitaram conjuntamente os locais de demonstração de tecnologia agrícola, como fornos que economizam lenha e energia, estufas de cultivo de vegetais e galinheiros. Especialistas do grupo de tecnologia agrícola disseram que os fornos podem economizar cerca de 50% da lenha e tem as vantagens de elevada capacidade de aquecimento, baixas emissões, limpeza e higiene, etc. As estufas são à prova de mau tempo, permitindo uma grande variedade de produtos cultivados. Os projetos acima referidos são localizados e melhorados com base em experiências obtidas pela China, podendo no futuro ser promovidos em vários locais de São Tomé e Príncipe.

No simpósio "Diálogo de Redução da Pobreza Juvenil", Hu Bin, Conselheiro Político da Embaixada da China em São Tomé e Príncipe, partilhou a experiência da China na eliminação da pobreza absoluta e na cooperação internacional para a redução da pobreza. Os diplomatas da embaixada focaram-se na saúde e redução da pobreza, agricultura, desenvolvimento rural, conservação energética, redução de emissões, sustentabilidade, ecoturismo, educação, entre outros.

O presidente da Comissão da Juventude de São Tomé e Príncipe, os meios de comunicação social e os representantes das aldeias fizeram discursos, expressando profunda admiração pelas conquistas da China na redução da pobreza, agradecendo o apoio a São Tomé e Príncipe.

Enquanto um dos países menos desenvolvidos do mundo, a agricultura é um dos pilares econômicos de São Tomé e Príncipe. A cooperação agrícola é uma importante área de cooperação entre a China e São Tomé e Príncipe. Desde há muito que a China adere ao princípio de que “dar um peixe a um homem é pior do que ensinar um homem a pescar”, sendo que o foco da cooperação bilateral passa por ajudar São Tomé e Príncipe a melhorar suas capacidades de desenvolvimento independente.

Hu Bin, em declarações ao Diário do Povo Online, afirmou que especialistas chineses em agricultura e pecuária têm realizado ativamente demonstrações e campanhas de formação sobre tecnologias práticas, como plantio de cereais e vegetais, criação de gado e de aves em São Tomé e Príncipe.

O projeto Aldeia Demonstrativa da Redução da Pobreza de São Tomé e Príncipe - Caldeiras, foi lançado em dezembro de 2020 e apresentado oficialmente em março de 2022. De acordo com Hu Bin, o objetivo do evento é reunir jovens da China e São Tomé e Príncipe na aldeia de demonstração para realizar conjuntamente "investigações de campo" e intercâmbios abertos que permitam aprofundar a compreensão e experiência mútua no campo da erradicação da pobreza. 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page