ONU atribui 14,7 ME contra a insegurança alimentar na República Centro-Africana | Land Portal

As Nações Unidas anunciaram a entrega de 15 milhões de dólares (cerca de 14,7 milhões de euros) para aliviar a insegurança alimentar na República Centro-Africana (RCA), onde mais de um terço da população “não tem o suficiente para comer”.

O sub-secretário-geral das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, determinou a libertação de fundos do Fundo Central de Resposta de Emergência (CERF) para “ajudar os atores a promover uma assistência de emergência abrangente para 200.000 pessoas em dez subprefeituras, onde a insegurança alimentar é mais grave”.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) afirmou, através de uma declaração, que a RCA tem uma das proporções mais elevadas de pessoas criticamente inseguras do ponto de vista alimentar, juntamente com o Iémen, Sudão do Sul e Afeganistão, num total de 36% da população.

“Uma grande proporção da população vive em zonas afetadas por conflitos, onde a insegurança e a deslocação reduziram as áreas disponíveis para cultivo e restringiram o acesso a mercados e campos”, disse, observando que “o impacto da guerra na Ucrânia está a agravar a situação, com projeções de um aumento de 70% nos preços das mercadorias, até agosto”.

Apelou a uma abordagem “multissetorial” que combinasse “ajuda alimentar, nutrição, cuidados de saúde, água, higiene e proteção” para “maximizar o impacto das intervenções de segurança alimentar e reduzir a utilização pelas pessoas de mecanismos negativos associados à escassez de alimentos, aumentando a privação extrema”.

“Esta entrega de fundos é muito necessária para milhares de pessoas que lutam para comer uma vez por dia”, disse o coordenador humanitário da ONU no país africano, Denis Brown, que sublinhou que “a prioridade é salvar vidas”.

“Esta resposta de emergência ajudará as pessoas a alimentarem-se, a reiniciarem o cultivo onde for possível e a tratar a desnutrição. Também garantirá que as pessoas tenham acesso a cuidados de saúde e água limpa, dois requisitos fundamentais para uma ingestão adequada de alimentos”, argumentou.

Desta forma, seis organizações da ONU aumentarão a entrega de alimentos e dinheiro, bem como a distribuição de ferramentas agrícolas e sementes. Isto será complementado pelo aumento do tratamento e prevenção da desnutrição infantil e pela melhoria do acesso à água limpa para famílias com crianças gravemente desnutridas.

O país africano mergulhou numa grave crise em 2020, na sequência da destituição do ex-Presidente François Bozizé, que regressou ao país em finais de 2019 para se candidatar novamente à presidência, posição que abandonou em 2014 face à revolta dos rebeldes Séléka, predominantemente muçulmanos.

Depois disso, a Coligação de Patriotas para a Mudança (CPC) – que reúne vários grupos rebeldes, incluindo vários signatários do acordo de paz de 2018 – lançou uma ofensiva que o levou à periferia da capital, embora desde então o exército tenha mantido avanços constantes contra os rebeldes, liderados por Bozizé.

As eleições legislativas foram realizadas por fases devido à insegurança e no meio de alegações da oposição de irregularidades e fraude no processo.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page