Rede Africana de Construção da Paz: Bolsas individuais de pesquisa | Land Portal

Data limite: 10 de fevereiro de 2023 às 11:59 EST

Contatoapn@ssrc.org

A Rede Africana de Construção da Paz (APN - sigla em inglês) do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais (SSRC - sigla em inglês) convoca pesquisadores(as) africanos(as), analistas de políticas e profissionais que trabalham em questões de conflito e construção da paz em universidades e instituições de pesquisa; ou agências ou organizações regionais, governamentais e não-governamentais sediadas na África.

Sobre o Programa de Bolsas de Pesquisa Individual

Como componente central da APN, o programa de Bolsas de Pesquisa Individual (IRF) é um veículo para melhorar a qualidade e a visibilidade da pesquisa africana independente de construção da paz tanto regional quanto global, enquanto torna o conhecimento de construção da paz acessível aos principais formuladores de políticas, profissionais e centros de pesquisa de excelência na África e ao redor do mundo. Os(as) bolsistas(as) contribuem com conhecimento baseado em pesquisas relevantes e que tem um impacto significativo na bolsa de estudos, na política e na prática de construção da paz no continente. Por sua vez, a APN trabalha para inserir o conhecimento baseado em evidências que os bolsistas produzirão nos debates e políticas regionais e globais com foco na construção da paz. O programa também se esforça para construir uma rede altamente visível e ativa de estudiosos(as) e profissionais africanos capazes de projetar perspectivas e vozes africanas em discursos, conhecimentos e práticas globais de construção da paz.

Há apoio para pesquisas e análises sobre os seguintes assuntos:

  • Causas, motivações, atores e trajetórias de conflitos violentos;
  • Conflito de recursos naturais: dimensões comunitárias, nacionais e regionais
  • Geopolítica e histórias de conflito, mediação de conflitos e paz;
  • Minorias, grupos sub-representados e a dinâmica social do conflito e da paz;
  • Mudanças climáticas, transição energética, conflito e paz
  • Religião e paz
  • Resiliência, prevenção de conflitos e transformação;
  • Agentes armados estatais e não estatais, crime transnacional, extremismo, deslocamento e migração;
  • Eleições pós-conflito, democratização, governança e desenvolvimento;
  • Construção do Estado, construção da nação, identidades e a questão da cidadania;
  • Justiça transicional, reconciliação e paz;
  • As dimensões econômicas e financeiras das operações de apoio à paz e da reconstrução pós-conflito;
  • As Comunidades Econômicas Regionais (CERs), regionalismo e paz;
  • Parcerias UN-AU-REC e Arquiteturas de Construção da Paz ;
  • Mídia digital, tecnologia, guerra e paz;
  • Culturas, mídia e arte(s) de paz;
  • Mulheres, juventude e construção da paz;
  • Política da água, conflito e paz;
  • Teatro, música e paz
  • Mobilidades humanas, inseguranças e paz
  • Educação para a Paz e Futuros Africanos
  • Prevenção de atrocidades em massa; e
  • Doenças, política e paz

As bolsas são concedidas em uma base competitiva e revisada por pares e se destinam a apoiar seis meses de pesquisa de campo, de junho de 2023 a dezembro de 2023. Serão concedidas até dezessete (17) bolsas individuais de no máximo US$ 15.000 cada uma. As mulheres são fortemente encorajadas a se candidatarem.

Durante o período da bolsa, os(as) beneficiários(as) são obrigados(as) a participar de dois seminários obrigatórios organizados pela APN. Estes seminários proporcionarão oportunidades para refinar os projetos de pesquisa, foco e métodos dos(as) bolsistas; apresentar resultados; explorar maneiras de tornar seu trabalho mais acessível através de publicações e outros meios a múltiplos círculos de construção da paz; criar redes e desenvolver relações de trabalho construtivas com outros(as) bolsistas, acadêmicos(as) sênior e facilitadores(as) profissionais.

Os(as) bolsistas(as) também são fortemente encorajados(as) a contribuir com o Documento de Trabalho e a série de Notas Informativas sobre Políticas da APN, bem como com os fóruns digitais e plataformas de mídia social do programa (Kujenga Amani, Facebook, e Twitter).

Propostas de Bolsas de Pesquisa

A APN está interessada em projetos inovadores baseados em campo que demonstrem um forte potencial de pesquisa e análise de alta qualidade, o que, por sua vez, pode informar ações práticas sobre a construção da paz e/ou facilitar a colaboração inter-regional e o trabalho em rede entre pesquisadores(as) e profissionais africanos(as).

As propostas devem descrever claramente os objetivos e o significado da pesquisa, com alinhamento entre questões e metas de pesquisa e desenho/métodos de pesquisa. As propostas também devem demonstrar conhecimento do assunto de pesquisa e literatura relevante, e abordar a viabilidade das atividades de pesquisa propostas, incluindo um cronograma para a conclusão do projeto. Os(as) candidatos(as) também devem discutir a provável relevância da pesquisa proposta para o conhecimento atual sobre práticas e políticas de construção da paz e situá-la dentro da literatura existente. Encorajamos fortemente a inclusão de um breve, mas realista, esboço orçamentário, mantendo-se dentro do valor alocado para a bolsa e adequando-se apropriadamente dentro de um projeto de seis meses e o limite de páginas exigido.

Elegibilidade​

Todos(as) os(as) candidatos(as) devem ser cidadãos(ãs) africanos(as) que residem atualmente em um país africano. Este concurso está aberto a acadêmicos(as) africanos(as), assim como a analistas e praticantes de políticas.

Os(as) candidatos(as) que são acadêmicos devem possuir um cargo docente ou de pesquisa em uma universidade ou organização de pesquisa africana, e ter um doutorado obtido não antes de janeiro de 2013. Os(as) candidatos(as) que não tiverem obtido o doutorado até 10 de fevereiro de 2023 não terão seus casos priorizados para serem elegíveis como acadêmicos.

Os(as) candidatos(as) que forem analistas de políticas ou profissionais devem estar baseados na África em uma instituição regional ou sub-regional; uma agência governamental; ou uma organização não governamental, da mídia ou da sociedade civil, e ter pelo menos um mestrado obtido antes de janeiro de 2018, com pelo menos cinco anos de pesquisa comprovada e experiência de trabalho em atividades relacionadas à construção da paz no continente.

Processo de aplicação

Todas as aplicações devem ser carregadas através de nosso portal Online Open Water

Para mais informações, em inglês, clique aqui

 

 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page