Recapitulação de Webinário: Descobrindo as Oportunidades de Dados Fundiários no Senegal | Land Portal

Recapitulação de Webinário: Descobrindo as Oportunidades de Dados Fundiários no Senegal

 

RESUMO

A Land Portal Foundation e a Carta Aberta de Dados têm trabalhado com o Governo do Senegal para abrir dados fundiários, seguindo as orientações estabelecidas no Guia Aberto de Governança Fundiária. O Guia Aberto é um guia prático para governos que estão procurando coletar, publicar e usar melhor os dados fundiários para o bem público. Como fase 1 deste projeto, a equipe publicou o Relatório de Informações sobre o Estado da Terra no Senegal (SOLI). Os relatórios SOLI são análises orientadas por pesquisas sobre o estado atual dos dados fundiários que avaliam as informações disponíveis sobre a terra em relação aos padrões de dados abertos.

 

Junto com a GIZ e a Agência Nacional de Planejamento Espacial, conhecida como ANAT, no Senegal, co-organizamos um webinário, "Descobrindo as Oportunidades de Dados Territoriais no Senegal", em 31 de janeiro de 2023. O painel reuniu especialistas em dados abertos e governança fundiária para discutir o estado das informações fundiárias no Senegal - concentrando-se nas conclusões do Relatório SONI Senegal - e o caminho a seguir para um ecossistema de dados fundiários mais inclusivo, aberto e transparente no Senegal. 


O Sr. Mamadou Djigo, Diretor Geral da ANAT, forneceu observações introdutórias nas quais ele identificou pontos fortes de ação para promover a produção, atualização e compartilhamento de informações territoriais, particularmente informações sobre terras. 

  1. Recomendações de Mamadou Djigo:Produção de dados de referência geográfica atualizados que atendam às necessidades dos(as) atores(as) de desenvolvimento e promovam a implementação de sistemas de informação geográfica.
  2. Fortalecimento e descentralização do sistema estatístico nacional
  3. Estabelecer uma estrutura legal apropriada para reunir, compartilhar e utilizar informações territoriais
  4. Regulamentação e padronização da toponímia
  5. Estabelecimento de um sistema de direcionamento uniforme a nível nacional 
  6. Estabelecimento do Observatório Territorial Nacional (ONT)

A informação está na fase inicial (diagnóstico e desenvolvimento de estratégias) e na fase final (avaliação/consolidação/aprendizagem) da ação territorial e determina em grande parte suas chances de sucesso e resultados. - Sr. Mamadou Djigo, Diretor Geral da Agência Nacional de Planejamento Espacial do Senegal (ANAT).

O Sr. Charl-Thom Bayer, líder em dados abertos no Land Portal, em seguida forneceu uma visão geral da implementação do Guia Aberto de Governança Fundiária no Senegal. Começando com a constatação de que "os dados gerais sobre a terra no Senegal são apenas ligeiramente abertos", ele passou a resumir: 

  • Há uma conscientização sobre dados abertos e uma demanda pela disponibilidade de dados fundiários no Senegal.
  • Apesar deste interesse, existem algumas lacunas para operacionalizar os dados abertos e melhorar o seu gerenciamento (acordos de compartilhamento de dados, normas, práticas de racionalização).
  • Estão sendo feitos progressos em termos de levar os dados para plataformas on-line e torná-los publicamente disponíveis, mas isto não é o mesmo que dados abertos. Os dados carecem das características legais e técnicas para serem verdadeiramente abertos.
  • Embora existam lacunas em termos de capacidade em relação à abertura de dados fundiários, podemos ver que há uma capacidade significativa na abertura de outros dados que não estão relacionados à terra. 

 

A Sra. Oumou Kalsom Khoule Seck, diretora de planejamento espacial da ANAT, anunciou que, "no que diz respeito ao planejamento espacial e às informações cartográficas, a política da ANAT é a de abrir os dados que ela produz". Seu colega o Sr. Abdou Karim Mbengue acrescentou, "a ANAT adotou uma política de abertura de todos os dados produzidos no âmbito do desenvolvimento da planificação e esquema de uso do solo, bem como os dados geográficos básicos". 

 

Ele continuou observando algumas falhas na implementação da política: 

  • Deficiencia no controle e compartilhamento de informações geográficas (incluindo informações fundiárias), já que nem todas as estruturas estatais que produzem informações geográficas adotaram esta política de abertura de dados;
  • A ausência de um sistema de informação territorial, especialmente sobre os(as) atores(as) e suas intervenções; e
  • A ausência de um sistema de monitoramento e avaliação da ação territorial.

A Sra. Natalia Carfi, diretora executiva da Open Data Charter, abordou a importância de medir a abertura e como as partes interessadas devem interpretar as conclusões do relatório SOLI Senegal. Compreender o estado em que se encontra um governo até a abertura de dados é um critério importante para poder desenvolver uma política de dados aberta. "Ao realizar avaliações de dados abertos em todo o mundo, encontramos na maioria dos casos muito mais dados digitalizados do que o esperado. Descobrimos também que esses conjuntos de dados não são abertos". Ter uma "imagem" para compartilhar entre diferentes escritórios governamentais e reutilizadores externos de dados é importante para iniciar uma conversa sobre as prioridades de publicação de dados, porque há muito trabalho a ser feito para abrir dados e reconhecemos que é importante começar com aqueles mais solicitados. 

 

Não se pode mudar o que não se sabe. Ter dados fundiários pode ajudar a tomar decisões informadas para mudar a realidade para uma mais igualitária.  - Natalia Carfi, Carta Aberta de Dados

O Dr. Labaly Toure, co-autor do relatório da SOLI Senegal, destacou que o problema não está na produção de dados, mas sim nos aspectos operacionais. Os dados da terra existem mas o nível de compartilhamento é muito fraco e isto significa que os(as) pesquisadores(as) e a sociedade civil lutam pela contribuição. 

Não estamos capitalizando sobre o que foi feito. Cada um usa seus próprios dados e os mantém em segredo, esquecendo que compartilhar é um enriquecimento para nós mesmos. Compartilhar é ajudar a tomar decisões. Compartilhar é dar ao outro(a) a oportunidade de criar algo que você não é capaz de criar. Portanto, trata-se de comunicação, de compartilhamento. Mas, para criar dados, precisamos de informações. Portanto, precisamos ajudar nossos estados a criar dados confiáveis. A pesquisa hoje vem da sociedade civil, do setor privado e do Estado em conjunto. Todos(as) nós precisamos continuar difundindo a conscientização e mostrando a relevância dos dados abertos. -- Labarly Toure, co-autor do Relatório SOLI Senegal

Quando se trata de usuários(as) de dados fundiários abertos, a Sra. Seck identificou os(as) "tomadores de decisão e os serviços técnicos do Estado" como os(as) primeiros usuários(as), pois o bom controle e governança desses dados permite um bom planejamento econômico, social e territorial. Ela também acrescentou que as autoridades locais também estão interessadas nestes dados, o que lhes permite garantir a governança territorial e fundiária. Finalmente, "o setor privado, a sociedade civil, os(as) pesquisadores(as) e as universidades são todos(as) atores(as) que se beneficiam com a abertura dos dados fundiários e territoriais".

O Sr. Bayer terminou nomeando recomendações concretas em torno do aproveitamento dos dados abertos existentes, dados espaciais, metadados e reformas políticas como algumas das formas de se progredir. 

Leia o Relatório sobre o Estado das Informações Territoriais (SOLI) no Senegal em inglês e francês

 

Share this page