Financiamento inclusivo para a governança fundiária: Uma conversa com os(as) doadores(as) | Land Portal
Contact details: 
Neil Sorensen, neil.sorensen@landportal.org
Organizers: 
Both Ends

Together with environmental justice and human rights groups from poor and developing countries, Both ENDS works towards a sustainable, fair and inclusive world.

The vision of Both ENDS is a world where long-term environmental sustainability and social equity take priority over short-term profits.

Language of the event: 
English
Indonesian
Spanish
French

Quinta-feira, 2 de Março, 2023

14:00-3:30H CET

Cadastre-se agora

 

Como os(as) doadores(as) podem financiar iniciativas de governança fundiária através de um processo inclusivo?

Se você trabalha para uma agência doadora, ONG ou organização da sociedade civil, a primeira resposta que você pode dar é: "inclua uma variedade de atores(as) no processo de tomada de decisões do financiamento". Embora este seja um princípio importante de início, como saber quais as partes interessadas a consultar, que capacidades as iniciativas das ONGs já construíram no país que poderiam ser mais bem financiadas, e qual foi o seu sucesso? É quando informações e dados se tornam cruciais para a inclusividade. 

Aprenderemos com a visão dos(as) doadores(as) sobre seus desafios e lutas para financiar programas de governança da terra de forma inclusiva, bem como o que precisariam para se tornarem mais inclusivos.

Os(as) financiadores(as) podem informar sobre seus processos de tomada de decisão com dados, enquanto também coletam informações sobre as necessidades e desafios das comunidades às quais servem, o que, por sua vez, orienta suas futuras decisões de financiamento. Neste webinário, propomos que esta abordagem circular de utilizar os dados para informar melhor suas atividades leva a uma maior abertura e transparência, e potencialmente a decisões mais inclusivas.

O webinário irá:

  • Ouvir dos(as) doadores(as) sobre sua experiência e desafios em tornar as doações mais inclusivas. O que são instrumentos ou colaborações que podem ajudá-los? 
  • Fornecer informações para medir a inclusão: quando a concessão de subsídios é suficientemente inclusiva?
  • Fazer e discutir perguntas sobre como os(as) doadores(as) podem usar informações baseadas em dados para orientar suas decisões no financiamento de investimentos em governança fundiária. ​

O webinário abordará as seguintes questões:

  • O que poderia ajudar os(as) doadores(as) a tornar as doações mais inclusivas? (Quais são os instrumentos que podem ajudar?)
  • Como podemos medir a inclusão, quando a concessão de subsídios é suficientemente inclusiva? (Quais são os bons resultados?)
  • Como os(as) doadores(as) e beneficiários(as) que operam em países vulneráveis podem se engajar no ecossistema de informação? Quais são os riscos de documentar de forma muito aberta informações sobre os(as) doadores(as) e os(as) beneficiários(as) de subsídios? ​

O webinário será realizado em inglês, francês, espanhol e bahasa. 

 

Sobre esta série de webinários

 

Uma forte governança da terra, sustentada por um ecossistema de informação democrático, aberto e acessível, é crucial na gestão da terra de forma justa, livre de conflitos e sustentável. Isto funciona melhor quando as comunidades locais e os(as) detentores(as) de direitos são colocados no centro do planejamento e da tomada de decisões, são capazes de definir suas próprias prioridades e buscá-las de forma significativa e autodeterminada. Tanto o ENDS quanto a Fundação Land Portal iniciaram a série Terra de Quem? - de 2022, que visa fornecer uma plataforma para diferentes atores(as) envolvidos(as) na governança da terra para trocar informações sobre a importância da inclusividade e da participação significativa de todos(as) os(as) atores(as) relevantes tanto nos processos formais como informais de governança da terra.

O principal objetivo desta série de webinários é facilitar o compartilhamento e o intercâmbio em torno do tema da inclusão em iniciativas de governança da terra, o intercâmbio entre organizações da sociedade civil e com atores externos sobre o que significa na prática a inclusividade na governança fundiária, e explorar como a inclusividade pode ser melhor inserida na programação e nas políticas daqueles(as) que visam avançar na governança da terra centrada nas pessoas.

Related content: 
Webinar Series
Thursday, September 8, 2022 to Thursday, March 2, 2023
Organizers: 
Both ENDS
Land Portal Foundation

The four-part webinar series provides a platform for different stakeholders engaged in land governance to exchange on the importance of inclusivity and meaningful participation of all relevant actors in both formal and informal land governance processes. 

Share this page