Defendendo os direitos à terra em um mundo desigual e em rápida mudança: Reflexões de despedida da Dra. Ritu Verma, do Conselho Diretor | Land Portal

1. Poderia nos contar como se envolveu tanto com o Land Portal? Por que você se empenhou tanto no desenvolvimento do Land Portal ao longo de todos esses anos?​

Trabalho com direitos fundiários há duas décadas e meia, portanto, o envolvimento com o Land Portal foi muito natural e orgânico, especialmente devido ao papel cada vez mais importante do conhecimento e do compartilhamento de informações na defesa e garantia dos direitos das pessoas à terra. Estive e continuarei comprometida com o trabalho do Land Portal por causa do que o mesmo representa: a igualdade e o acesso a informações extremamente valiosas, especialmente em situações urgentes em que as pessoas estão à beira de perder seus direitos à terra e em que as informações desempenham um papel vital na defesa desses direitos. A defesa dos direitos dos(as) agricultores(as), pastores(as) e povos indígenas do Sul Global é uma questão importante para mim e para aqueles(as) cuja sobrevivência, subsistência, identidade, cultura e conexão com a natureza, vitais para o combate às mudanças climáticas, dependem da terra em que vivem. O que me preocupa é que recentemente houve uma era problemática de desapropriação de terras e direitos fundiários conduzida por atores poderosos nas últimas décadas, incluindo os infames esforços de apropriação de terras por grandes corporações, nações estrangeiras e atores da elite, o que exige ação e atenção urgentes. Embora artigos e pesquisas acadêmicos revisados por pares sejam incrivelmente importantes para documentar e analisar essas tendências, eles também levam tempo. A importância do Land Portal é que ele oferece uma plataforma imediata e sensível em relação ao tempo para o compartilhamento de informações "ao vivo". Isso pode fazer a diferença entre defender a terra de alguém ou perdê-la completamente.

No tratamento dessas questões, o Land Portal é uma plataforma pequena, ágil e global que se destaca muito acima de seu peso. Tenho muito orgulho do trabalho e do progresso que alcançamos coletivamente nos últimos seis anos, como uma equipe. Isso inclui a equipe do Land Portal, seus(as) colaboradores(as), consultores(as), usuários(as) e meus colegas membros do Conselho.

2. Na sua opinião, quais foram os principais obstáculos e restrições que o Land Portal teve de enfrentar durante sua jornada?​

O Land Portal fez um trabalho incrível ao superar obstáculos e restrições ao longo dos anos durante sua jornada. Algumas delas incluíam, como em qualquer início de uma organização sem fins lucrativos dessa natureza, o financiamento e a mobilização de recursos em um contexto de um cenário de doadores e direitos fundiários em expansão. A mudança de um pequeno projeto para um portal on-line altamente bem-sucedido e agora firmemente estabelecido trouxe alguns desafios, como a necessidade de construção institucional, a transição para uma equipe permanente e a garantia da longevidade e do financiamento da instituição ao longo do tempo, especialmente no caso em que a equipe está espalhada pelo mundo em diferentes fusos horários e locais. A pandemia de covid-19 proporcionou tanto oportunidades (para mudar para eventos on-line e compartilhamento de conhecimento) quanto desafios (a incapacidade dos membros do Conselho e da equipe de se reunirem pessoalmente por longos períodos de tempo). Outros desafios estão centrados na diversidade, na localização (especialmente no Sul Global) e na descoberta de formas inovadoras de representar e compartilhar vozes indígenas, informações oportunas para situações em que os direitos à terra são críticos e sensíveis ao tempo e engajamento ativista com a crise climática e os direitos à terra dos povos indígenas. Equilibrar a produção de conhecimento com um engajamento ativista tem sido e continuará sendo um desafio central, assim como acontece com qualquer organização sem fins lucrativos de desenvolvimento que se concentre no compartilhamento de conhecimento. Quando o conhecimento essencial sobre o acesso e o controle da terra é manipulado, ameaçado ou subvertido, ele se torna uma ferramenta do opressor ou para a ganância e o acúmulo de riqueza nas mãos de poucos. O Land Portal desempenha um papel fundamental no desafio dessa situação e na democratização e descolonização do compartilhamento de conhecimento para o benefício de todas e todos. Mais adiante, outro desafio, além de uma incrível oportunidade e compromisso, é estar na vanguarda da geração e criação de conhecimento.

Isso significa pensar de forma inovadora e criativa em pesquisas e ações, e estar na vanguarda de questões importantes, como o nexo entre a terra e a crise climática, os direitos dos povos indígenas e a interface entre a terra e os movimentos decoloniais e de decrescimento. Tenho o prazer de escrever um blogue para o Land Portal sobre essa última questão.

3. O que você consideraria algumas das principais realizações do Land Portal?

Antes de eu me tornar membro da diretoria, o Land Portal começou como um pequeno projeto. Tenho muito orgulho do trabalho realizado pelo Land Portal nos últimos seis anos, desde que entrei na equipe. Passamos de uma posição em que operávamos de projeto em projeto para um contexto institucional mais estável de programas e financiamento básico, e de uma equipe de funcionários(as) e consultores(as) contratados(as) para posições programáticas mais seguras e estáveis. Basicamente, passamos de projetos para programas. Essa é uma grande conquista e, além da sólida posição institucional, também significa que o Land Portal está mais apto a apoiar as pessoas do Sul Global na defesa de seus direitos à terra. A lista de conquistas é longa, desde o fortalecimento institucional, incluindo as muitas políticas que escrevemos como parte do exercício de construção da organização, até os amplos webinários, treinamentos e eventos e produtos de compartilhamento/divulgação de conhecimento. Ao se tornar o principal local de acesso a informações sobre direitos fundiários e compartilhamento de conhecimento, o Land Portal conquistou o respeito e o reconhecimento de toda a comunidade de direitos fundiários. Isso é realmente merecido. Como membra da diretoria há seis anos, tenho muitas mensagens importantes para compartilhar. Primeiro, para mim, foi uma experiência profissional e pessoal imensamente gratificante. Não posso deixar de reiterar o quanto estou orgulhosa do trabalho que realizamos durante esse período.

Em segundo lugar, o conhecimento e as informações não devem ter fronteiras. O conhecimento pode ser compartilhado entre limites, fronteiras e oceanos instantaneamente e, quem sabe um dia, no espaço sideral! Ele pode fazer a diferença entre respeitar e manter os direitos à terra e tê-los desrespeitados e ameaçados. Portanto, o compartilhamento de informações em tempo real e sensível aos direitos da terra é fundamental. Isso torna a função do Land Portal indispensável.

Em terceiro lugar, a equipe do Land Portal se desenvolveu, cresceu e fortaleceu suas capacidades e habilidades de liderança, ao mesmo tempo em que se tornou independente. Estou incrivelmente orgulhosa disso.

Em quarto lugar, ser membro do Conselho também foi uma experiência maravilhosa para mim, e foi ótimo trabalhar com os(as) colegas membros do Conselho. Viemos de diferentes cantos da comunidade de terras, da academia, pesquisa, trabalho aplicado, administração, formação geoespacial, digital, jurídica, etc., bem como com diferentes identidades e origens de diversidade. O que aprendi é que precisamos de todos(as) trabalhando juntos(as) e em harmonia para avançar. Também tivemos grandes e profundos debates, mas eles são necessários e fazem parte da jornada. Aprendi a olhar para o quadro maior e mais estratégico. Tem sido uma experiência profundamente gratificante. Como presidente do Comitê de Inclusão e Diversidade da Diretoria, estou especialmente orgulhosa do trabalho que estamos realizando atualmente em questões de diversidade e inclusão no Land Portal.

Por último, mas não menos importante, quero aproveitar esta oportunidade para desejar à equipe do Land Portal todo o sucesso para seguir em frente com uma equipe mais forte, diversificada e inovadora, tratando de questões de ponta em nosso tempo com uma abordagem de visão de futuro. Em um mundo em rápida mudança, marcado por desigualdades socioeconômicas cada vez maiores, pela busca de recursos, inclusive terras, pela super-elite e pela crescente emergência climática, precisamos pensar holisticamente sobre a terra e os direitos múltiplos e sobrepostos associados a ela, a partir de uma diversidade de perspectivas. O que quero dizer aqui é que não podemos simplesmente valorizar a terra apenas como uma mercadoria a ser comprada e vendida - ela está embutida em um significado mais profundo, na identidade cultural, na conexão com os(as) ancestrais, nos valores sociais, na história, na ecologia espiritual e política, e é de importância fundamental para a sobrevivência das gerações futuras, do nosso planeta e de todos os seres sensitivos com os quais compartilhamos a Terra. Sentirei muita falta da equipe do Land Portal e estarei sempre à disposição para ajudar na jornada que segue adiante. Desejo ao Land Portal todo o sucesso do mundo.

Share this page