O Land Portal na Conferência de Terras do Banco Mundial 2024 | Land Portal

Por mais de duas décadas, a Conferência sobre Terras do Banco Mundial tem sido um fórum importante e necessário para o setor fundiário, reunindo participantes de governos, parceiros(as) de desenvolvimento, sociedade civil, academia e setor privado para apresentar pesquisas, discutir questões e boas práticas e informar o diálogo sobre políticas. A Conferência incentiva a troca de conhecimentos intersetoriais e, neste ano, a equipe do Land Portal está ansiosa para participar da renovada Conferência da Terra, de 13 a 17 de maio de 2024, em Washington, DC. A Conferência da Terra tem como objetivo direcionar e informar os investimentos no setor fundiário, facilitar e promover diálogos e colaborações com várias partes interessadas, defender a elaboração de políticas baseadas em evidências e compartilhar conhecimentos sobre práticas emergentes e pesquisas inovadoras.

 

A agenda do Land Portal

O tema da Conferência de 2024 é “Garantindo a posse e o acesso à terra para a ação climática”. Embora a posse da terra e a governança sustentem a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas, seu papel fundamental é frequentemente ignorado.  O Land Portal espera avançar em conversas importantes a esse respeito, participando e liderando as discussões a seguir. Convidamos você a se juntar a nós! 

Criação de uma infraestrutura sólida e aberta de informações sobre terras para
a segurança da posse e a ação climática na África 

QUEM:  Co-organizado pelo Land Portal, a Rede de Excelência em Governança de Terras na África, África Austral (NELGA SA - sigla em inglês) e Terra Firma.   

QUANDO: 9:00 - 10:45 EST (Hora Padrão do Leste)

ONDE:  Sala MC C2-350, Sede do Banco Mundial: Rua H, 1818 N.W., Washington D.C.

O QUE: O acesso à informação, além de ser um direito em si, é um importante facilitador de outros direitos humanos. O objetivo desta sessão é apresentar o caso de sistemas de dados fundiários mais abertos em nível nacional para apoiar a segurança da posse, a transparência, a responsabilidade e o crescimento sustentável na África. A sessão explorará como o acesso às informações sobre a terra já é e continuará a se tornar uma questão urgente na região. 

 

Dados de governança fundiária abertos e inclusivos para ação climática e responsabilidade

QUEM:  Co-organizado pela Coalizão Internacional da Terra, Prindex, Land Portal, Iniciativa Land Matrix, FAO e IFAD, nossa Diretora Administrativa Laura Meggiolaro apresentará sua perspectiva no painel.  

QUANDO: 11:15 - 13:00 EST (Hora Padrão do Leste)

ONDE:  Sala MC C2-350, Sede do Banco Mundial: Rua H, 1818 N.W., Washington D.C.

O QUE: Esta sessão enfatizará o papel fundamental das parcerias sobre dados de governança de terras para fornecer evidências consistentes e detalhadas para políticas, programas e ações que visam garantir a posse da terra, reduzir conflitos e promover investimentos responsáveis na crise climática global. Isso é particularmente importante, pois a ação climática global aumenta a pressão sobre a terra devido à crescente demanda por compensações de carbono baseadas na natureza, minerais de transição e energia renovável.

 

Integrar a posse da terra ao seu gerenciamento sustentável - Consultas nacionais com várias partes interessadas para restaurar terras degradadas, aumentar a resistência ao clima e melhorar os meios de subsistência locais 

QUEM: Co-organizada pela UNCCD e pela FAO, nossa Diretora de Gestão do Conhecimento, Romy Sato, contribuirá com o painel sobre as perspectivas globais e dos doadores 

QUANDO: Quinta-feira, 16 de maio, das 14:00 às 15:45 EST (Hora Padrão do Leste)

ONDE: Preston, sede do Banco Mundial: Rua H, 1818 N.W., Washington D.C.

O QUE: A integração de considerações sobre a posse da terra em políticas, projetos e programas de neutralidade da degradação da terra (LDN - sigla em inglês) e da sua restauração pode contribuir para uma melhor gestão da terra e da água e para outras práticas regenerativas que aumentam a segurança alimentar e da água, a subsistência rural, a mitigação das mudanças climáticas e a resiliência das pessoas e dos ecossistemas. A governança inclusiva, a segurança da posse e o planejamento participativo do uso da terra são, muitas vezes, facilitadores importantes para a implementação de atividades de gestão integrada da paisagem, que podem ter um impacto transformador sobre o meio ambiente, a economia e as pessoas, ao mesmo tempo em que ajudam a resolver conflitos atuais ou potenciais entre as comunidades. Essa sessão liderada pela FAO-UNCCD tem como objetivo fortalecer a colaboração entre parceiros, países e doadores para garantir que as considerações sobre a posse da terra e sua gestão sustentável sejam vistas como prioridades acionáveis para alcançar resultados de desenvolvimento equitativos.  

Consulte o cartaz para obter mais detalhes

 

 

Comemorando o 15º aniversário do Land Portal 

É com grande satisfação que o convidamos para a comemoração do 15º aniversário da Fundação Land Portal, marcando uma década e meia de compromisso com a promoção de um ecossistema de dados inclusivo e acessível sobre governança fundiária. Nosso evento foi incorporado a um diálogo multissetorial sobre os desafios e as oportunidades de garantir os direitos de posse de terra dos IPLCs para atingir as metas climáticas globais, juntamente com a Iniciativa de Direitos e Recursos, Landesa, Cadasta e Tendências Florestais. É necessário confirmar presença

 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page