Estudos Avançados | Land Portal
Estudos Avançados
Acronym: 
Estudos Avançados
Focal point: 
+55 11 3091-1675 / 3091-1676

Location

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Rua da Reitoria, 109 - Cidade Universitária
05508-900 São Paulo , São Paulo
Brazil
São Paulo BR
Working languages: 
Portuguese

A revista Estudos Avançados é uma publicação  quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Seu site na internet é www.iea.usp.br/revista


Criada em dezembro de 1987, Estudos Avançados já consolidou sua posição como uma das principais revistas interdisciplinares brasileiras.


Além de publicar trabalhos de pesquisadores do IEA-USP e de conferencistas convidados, a revista traz textos produzidos por outros especialistas sobre questões de relevância nacional e internacional. Procura ser também um fórum de debates sobre problemas socioeconômicos e latino-americanos.


Apreciações feitas por consultores independentes a pedido da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, revelam a importância de Estudos Avançados nos seus 30 anos de existência. Aqui vale destacar que ela tem sido considerada desaguadouro natural de qualificada produção intelectual das mais variadas procedências.


Cada edição traz um dossiê com abordagens diferenciadas e complementares.


A abreviatura de seu título é Estud. av., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Estudos Avançados Resources

Displaying 1 - 1 of 1
Library Resource
Estudos Avançados
Journal Articles & Books
December, 2001
Brazil

O MOVIMENTO DOS Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido como Movimento dos Sem Terra ou MST, é fruto de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil. Nasceu da articulação das lutas pela terra, que foram retomadas a partir do final da década de 70, especialmente na região Centro-Sul do país e, aos poucos, expandiu-se pelo Brasil inteiro. O MST teve sua gestação no período de 1979 a 1984, e foi criado formalmente no Primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores Sem Terra, que se realizou de 21 a 24 de janeiro de 1984, em Cascavel, no estado do Paraná.

Share this page