China amplia influência sobre recursos naturais do Zimbábue | Land Portal
O presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, está cortejando investidores chineses, enquanto a província chinesa de Zhejiang se compromete com um acordo de parceria com duas províncias do Zimbábue.
 
Especialistas, no entanto, estão preocupados que o governo do Zimbábue esteja dando à China controle excessivo sobre os recursos naturais do país.
 
Mnangagwa disse a uma delegação de empresários chineses que estava no Zimbábue para uma turnê de três dias em julho, que estava contente que o interesse das autoridades chinesas no país se estendesse além do investimento nas áreas urbanas tradicionais.
 
A delegação chinesa foi liderada por Ge Huijun, que preside o comitê provincial de Zhejiang da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.
 
Mnangagwa disse: “A geminação [da província de Zhejiang] com várias províncias do nosso país irá percorrer um longo caminho para acelerar o desenvolvimento de todas as áreas do nosso país.” As províncias são Mashonaland West e Matabeleland North, ao norte e oeste do país, respectivamente.
 
Mas especialistas estão soando alarmes sobre a potencial exploração e colonização da África através do que tem sido chamado de “diplomacia da armadilha da dívida”.
 
Empréstimos ruins
 
Um relatório da Green World Warriors – uma rede de ativistas ambientais – revela que a China se tornou “não apenas o maior parceiro comercial da África, mas também um dos maiores financiadores”, oferecendo empréstimos para estradas de ferro, estradas e estádios. Mas muitos desses empréstimos não devem ser lucrativos para a China.
 
“Quando esses projetos não cumprirem os termos do empréstimo, a China poderá controlar e usar esses projetos para seus próprios interesses. Essa tática, conhecida como diplomacia da armadilha da dívida, tem sido usada em todo o mundo [pela China] ”, afirma o relatório.
 
E de acordo com o jornal on-line New Zimbabwe, o governo do Zimbábue também ofereceu 1.200 hectares de terra em Victoria Falls – uma das maravilhas naturais do mundo – em um esforço para atrair investidores chineses para o setor de turismo do país.
 
Tongoona Chitando, uma funcionária de assuntos corporativos da Autoridade de Zonas Econômicas Especiais do Zimbábue, disse à delegação chinesa que o país tinha terras reservadas para hotéis, campos de golfe, serviços financeiros e centros de turismo.
 
No entanto, Linda Masarira, presidente do Partido Trabalhista, Economistas e Democratas Africanos (LEAD), um partido político recém-formado no Zimbábue, disse que o acordo de irmanação entre as províncias não era uma boa ideia, pois não beneficiaria os zimbabuanos comuns.
 
“É preciso conhecer o motivo por trás do acordo. Levando em consideração que o governo do Zimbábue está desesperado, o motivo pode ser prejudicial para os zimbabuanos ”, disse Masarira ao Epoch Times.
 
“Quais são as condições do acordo é a pergunta mais importante a ser feita. Basicamente, isso está vendendo o Zimbábue e nossa herança ”.
 
Benefício mútuo?
 
O governo do Zimbábue está oferecendo incentivos aos investidores chineses, que incluem isenções tributárias de cinco anos, isenção de direitos de importação sobre equipamentos de capital e procedimentos fáceis de registro nas Zonas Econômicas Especiais do país.
 
Porém, Masarira questionou se o Zimbábue tem capacidade financeira e física para explorar oportunidades na China – e se as autoridades chinesas permitiriam até mesmo que os zimbabuenses explorassem o país asiático da mesma forma que os chineses capitalizariam os recursos do Zimbábue.
 
Ela disse que a China se beneficiaria com marfim, diamantes e ouro da província de Matabeleland North, e ouro e diamantes na província de Mashonaland West, enquanto os zimbabuanos não receberão nada de igual valor da China.
 
“Como o Zimbábue controlará os chineses? Dada a situação atual em que as autoridades do Zimbábue não conseguiram controlar os chineses, com mais laços diplomáticos agora envolvidos, o governo do Zimbábue não controlará os chineses ”, disse ela.
 
Ge, o líder da delegação chinesa, foi citado no jornal estatal zimbabweano, The Herald, dizendo que o Zimbábue era um parceiro importante da China na África, já que os dois países desfrutam de uma amizade histórica.
 
“Atualmente, o relacionamento está no seu melhor momento. Guiados pela ambição e liderança política do Presidente Xi Jinping e Sua Excelência o Presidente Mnangagwa, o intercâmbio entre a Província de Zhejiang e o Zimbábue é cada vez mais aprofundado ”, disse Ge.
 
Mas Masarira disse que algumas empresas chinesas que operam no Zimbábue já estavam evadindo impostos e o sistema bancário.
 
“Como o Zimbábue os controlará nessas províncias?” Ela perguntou. “Parcerias devem ser sinceras de uma posição de força e não de mendicância, e não deve haver ameaça à nossa soberania como nação e nenhum indivíduo ou grupo local deve ser prejudicado.”
 
No Zimbábue, algumas empresas chinesas ganharam notoriedade por violar leis locais, principalmente leis trabalhistas e ambientais.
 
Um especialista nas relações entre a China e o Zimbábue, Francis Danha, no início deste ano, disse ao Epoch Times que os jornalistas deveriam reunir provas de influência chinesa e atividades desonestas no país e expô-las.
 
“Precisamos de um jornalismo ativo que descreva claramente as atividades da empresa chinesa, além de expor a podridão. Como a China moderna é agora autoconsciente e sensível à publicidade, eles são rápidos em regredir nos movimentos sujos que estão claramente expostos ”, disse Danha, que também lidera um partido político da oposição, o Movimento da Liberdade de 1980.
 
“A hipocrisia chinesa precisa de um extenso jornalismo investigativo”.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page