Grilagem, direito constitucional a terras e saúde: veja a prova do vestibular indígena 2020 da Unicamp | Land Portal
Diretor da Comvest avaliou que prova foi mais exigente do que a de 2018, principalmente em linguagens e matemática. 958 candidatos compareceram em seis cidades de quatro estados.
 
Identificado com o público da prova, o vestibular indígena da Unicamp 2020 teve como alguns dos temas abordados os direitos dos povos originários, a grilagem de terras, a importância da vacinação, além de usar citações da liderança Ailton Krenak e de Chico Mendes. Para o diretor da comissão organizadora (Comvest), José Alves Freitas Neto, o exame deste ano foi mais exigente do que o aplicado em 2018.
 
O segundo vestibular indígena da Unicamp foi realizado no domingo (1º) em seis cidades e teve abstenção de 42%. Dos 1.675 inscritos, 958 compareceram. Os municípios com provas foram Campinas (SP), Bauru (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).
 
O diretor da Comvest afirmou que a comissão exigiu mais da interpretação de textos e de funções matemáticas.
 
"Eu destacaria na prova de linguagens por conta da noção de leitura e interpretação ter sido um pouco mais sofisticada do que no ano passado. Mesmo a prova de matemática também, na cobrança de funções. No ano passado a prova ficou mais no campo do raciocínio lógico e matemática e esse ano nós tivemos um pouco mais de análise de cálculos relacionados a geometria e assim por diante".
 
G1
Questão 43 do vestibular indígena 2020 da Unicamp — Foto: Reprodução/Comvest
 
Alguns temas
Saúde dos povos indígenas
Educação de indígenas
Febre amarela
Línguas indígenas
Chico Mendes
Turismo em terras indígenas
Grilagem de terras
Mapa da fome
Poluição e desmatamento
Uso de celular em aldeias
Direito constitucional dos povos indígenas
Texto de Ailton Krenak
 
G1
Questão 26 do vestibular indígena 2020 da Unicamp — Foto: Reprodução/Comvest
 
Direito constitucional e citação de lideranças
O diretor da Comvest afirmou que o caráter de aproximação com o público-alvo do vestibular, que foi o fio condutor das questões no ano passado, acabou intensificado neste ano. Também houve uso de textos de indígenas. "A estrutura da prova é essencialmente a mesma".
 
"Destacaria inclusive a questão sobre a Constituição, o artigo sobre a constituição. É fundamental as pessoas conhecerem o capítulo sobre os povos indígenas e sobretudo os próprios povos indígenas saberem que o estado brasileiro reconhece e dá a eles a possibilidade de ter as reservas".
 
G1
Questão 45 do vestibular indígena 2020 da Unicamp — Foto: Reprodução/Comvest
 
Redação
 
A proposta de redação esse ano foi responder uma carta em que o candidato era colocado em um dilema entre atender a sua comunidade usando o conhecimento adquirido no curso ou aceitar uma proposta de emprego em outra localidade.
 
"Por exemplo, na enfermagem, tinha que responder uma carta a um parente na aldeia dizendo que ele vivia um dilema: ele deveria retornar à aldeia e ajudar com seus conhecimentos, ou considerando o excelente convite que ele recebeu de médicos, se ele deveria integrar essa equipe e ajudar financeiramente a família, porque a proposta de trabalho era muito interessante para ele. Então ele teve que posicionar-se a respeito, da sua escolha, que eu acho que faz parte do dilema desses candidatos", explica José Alves.
 
G1
Questão 12 do vestibular indígena 2020 da Unicamp — Foto: Reprodução/Comvest
 
Segundo vestibular indígena
A divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e a lista de espera serão publicados no site da Comvest em 6 de janeiro de 2020.
 
O processo seletivo teve a primeira edição no ano passado com o objetivo de aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural na Unicamp. A instituição ofereceu aos candidatos 72 vagas e recebeu 610 inscrições. A prova abordou temas como preconceito e modernização dos povos indígenas e agradou aos candidatos.
 
Realizado em fase única, este ano o exame teve redação e 50 questões de múltipla escolha, que abordaram Linguagens e Códigos (14 perguntas), Ciências da Natureza (12 perguntas), Matemática (12 questões) e Ciências Humanas (12 perguntas).
 
No vestibular 2020 são oferecidas 96 vagas. O curso mais concorrido foi enfermagem. Veja a distribuição por número de inscritos:
 
Enfermagem: 398 inscritos
Farmácia: 165
Pedagogia: 103
Nutrição: 95
Administração: 88
Educação Física: 82
Ciências Biológicas: 55
Administração Pública: 49
Educação Física (noturno): 47
Engenharia Elétrica: 46

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page