Patrimônio-territorial e saber local | Land Portal
PatryTer

Resource information

Date of publication: 
April 2019
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2595-0169
Pages: 
12
License of the resource: 
Copyright details: 
Patry Ter

A história de luta pela criação do Projeto de Assentamento (PA) de Reforma Agrária Cafundão está vinculada à historicidade da concentração fundiária brasileira, que dá sentido de existência aos movimentos sociais pelo acesso à terra. Como também, descreve particularmente uma luta pela efetivação de uma política brasileira específica, de forma a reconhecer a posse desta mesma terra ”“ que já era lugar de vida há gerações -, no âmbito de pressões imobiliárias e minerárias que a circundam. Singularmente, a luta do Cafundão retrata o reconhecimento político do saber local (torneamento do esteatito em produção artesanal) como principal vínculo (re)produtivo (n)às terras do Cafundão, o que garante a sobrevivência destas famílias e nutre a validação de suas narrativas de pertencimento. Neste artigo, se dialoga sobre a ativação do patrimônio-territorial por meio do saber local.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Rúbia Rúbio-Schrage

Publisher(s): 
PatryTer

PatryTer (PatryTer)

O periódico aceita originais em português, espanhol e inglês.

Objetivos:

  • Difundir o conhecimento disciplinar e interdisciplinar sobre cidades, campo, meio ambiente e os distintos processos de intervençao territorial na América Latina e Caribe.
  • Ampliar o espaço para publicação de artigos originais, com abordagens teóricas e metodológicas à interdisciplinares focados em questoes territoriais, paisagísticas e regionais no continente. A dimensao da América Latina deve ser valorada nos trabalhos submetidos à  PatryTer.
url: 

Share this page