Instituto Socioambiental | Land Portal
ISA
Acronym: 
ISA
Focal point: 
http://www.socioambiental.org/contato

Location

Brazil
BR
Working languages: 
Portuguese
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.


 


Desde 2001, o ISA é uma Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – com sede em São Paulo (SP) e subsedes em Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarana (MT), Eldorado (SP) e Altamira (PA).

Instituto Socioambiental Resources

Displaying 1 - 4 of 4
Library Resource
Sirad
Reports & Research
December, 2021
South America, Brazil

No último boletim SIRAD I de 2021, apresentamos os resultados do mape amento de desmatamento detectados durante este período dentro dos territórios dos povos isolados. O ritmo de desmatamento descreceu em 15 % em relação ao ano passado, entretanto não temos motivos parar comemorar, pois as causas/motores que incentivam a invasão ilegal dessas terras continua forte. A maioria dos alertas de 2021 se concentraram dentro das Terras Indígenas Piripkura, Uru- Eu-Wau-Wau, Arariboia e Munduruku.

Library Resource
ISA
Journal Articles & Books
January, 2019
South America, Brazil

A Amazônia brasileira é a região do planeta com maior número de comunidades nativas classificadas como isoladas. No Brasil de hoje, como nos demais países da região amazônica, assiste-se a uma proliferação crescente de relatos e imagens que dão notícia de povos indígenas em situação de isolamento. A Funai conta 114 registros, 28 deles já confirmados; a maioria se concentra nas regiões de frontei- ra com outros países amazônicos.

Library Resource
ISA
Journal Articles & Books
January, 2017
South America, Brazil
Entre 2014 e 2015, a comunidade Jeremias da Terra Indígena Paraná do Boá-Boá, no município de Japurá, no Amazonas, realizou um levantamento socioambiental participativo, cuja pesquisa se deu em parceria com o Conselho Indigenista Missionário – Prelazia de Tefé (CIMI) e o Instituto Socioambiental (ISA). Esta publicação apresenta os resultados do levantamento socioambiental realizado pela pesquisadora indígena, Adneuza Souto, junto com comunidade Maku Nadëb da aldeia Jeremias da Terra Indígena Paraná Boá-Boá. 

Library Resource
Instituto Socioambiental
Reports & Research
January, 2014
Latin America and the Caribbean, South America, Brazil, Colombia
O informe de avanços Cartografia dos sítios sagrados do Noroeste Amazônico que apresentamos a seguir, é uma compilação de exemplos e experiências que buscam dar conta, por um lado, da riqueza cultural e ambiental constituída pelos sistemas de lugares sagrados do Noroeste Amazônico; por outro, da diversidade de aproximações e entendimentos entre as visões de mundo indígenas e o modo como as organizações da sociedade civil e do Estado compreendem este patrimônio cultural.

Share this page