Candidate-se à iniciativa Catalytic Climate Finance Facility (CC Facility) | Land Portal

Foto: UN Photo/Kibae Park/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0 DEED)

Data limite: 24 de abril de 2024

Estão abertas as inscrições para a iniciativa Fundo Catalítico de Financiamento Climático (CC Facility), que acelera o lançamento e a ampliação de estruturas de alto impacto prontas para o mercado que utilizam financiamento climático em economias em desenvolvimento.

Por meio de subsídios, apoio à aceleração e um centro de aprendizado para a formação de mercado, o CC Facility tem como objetivo ser um construtor de ecossistemas, atender à necessidade do mercado de ampliar as estruturas de financiamento misto para mudanças climáticas e aumentar o fluxo disponível de transações de financiamento misto para o clima, com ênfase na capacidade de resposta a questões de gênero e na capacidade local.

A iniciativa é uma parceria entre a Convergência e a Política Climática para oferecer uma solução holística em um mercado fragmentado, a fim de catalisar o capital privado para fechar a lacuna de financiamento climático.

Juntos, a Convergência e o CPI oferecem um conjunto de ferramentas e suporte para ajudar as estruturas inovadoras de financiamento combinado no estágio de aceleração a escalar mais rapidamente, navegar por possíveis armadilhas e maximizar seu impacto no financiamento climático.

 

Quais setores e/ou temas serão priorizados? 

  • As estruturas elegíveis são veículos financeiros combinados que visam à mitigação e/ou adaptação às mudanças climáticas em uma ampla gama de setores. O foco será em setores que são severamente subfinanciados globalmente em relação ao impacto que podem causar. Os exemplos incluem, entre outros, energia sustentável, abrangendo transição justa, acesso universal e eficiência energética; cidades sustentáveis e infraestrutura resiliente; agricultura sustentável e uso da terra; e áreas temáticas como soluções baseadas na natureza e igualdade de gênero.
  • O programa terá um foco global, mas também terá um fluxo temático dedicado à agricultura sustentável e à adaptação climática na África Subsaariana e no Sul da Ásia.

Informações sobre financiamento

O CC Facility oferece financiamento de até US$ 500.000, suporte de aceleração personalizado e compartilhamento de conhecimento por meio de um centro de aprendizado.

As estruturas financeiras combinadas selecionadas receberão financiamento e suporte de aceleração por até 18 meses. O ritmo variará de acordo com o beneficiário, dependendo de suas necessidades e do cronograma de lançamento previsto.

Critérios de elegibilidade

Tema do investimento: Estruturas que tratam da adaptação e/ou mitigação do clima
Setores: Sem restrições
Geografia: Países em desenvolvimento.

Os(as) candidatos(as) não precisam estar domiciliados(as) em um país em desenvolvimento, mas os(as) beneficiários(as) finais e as atividades-alvo devem estar. Será dada preferência a candidatos(as) locais que demonstrem uma compreensão diferenciada dos contextos locais e envolvimento com as partes interessadas locais, quando relevante.

Estágio: Estruturas prontas para o mercado passando por um estágio inicial de adoção em seu processo de desenvolvimento

Isso inclui estruturas de financiamento combinado que já foram testadas quanto à viabilidade, concluíram a prova de conceito, piloto(s) ou um produto mínimo viável e estão prontas para serem lançadas e ampliadas em breve.

Equipe e capacidade local: Histórico e experiência comprovados no setor e na região geográfica visados, capacidade e disposição para participar do programa do CC Facility e presença no local. Além disso, as estruturas serão avaliadas quanto à sua capacidade de demonstrar o desenvolvimento da capacidade local (por exemplo, conhecimento, liderança e transferência de tecnologia) na região-alvo.

Tipo de entidade: Organizações ou um consórcio de organizações, incluindo empresas de consultoria, fundações, organizações sem fins lucrativos, gestores de fundos e empresas privadas.

As instituições públicas, como instituições financeiras de desenvolvimento, bancos multilaterais de desenvolvimento, ONU e agências governamentais, não podem ser o principal solicitante ou beneficiário do subsídio.

A organização líder deve ser capaz de fornecer prova de incorporação e demonstrações financeiras do ano fiscal anterior.

Para obter mais informações, visite CC Facility.

 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.