Os colonos atacam a comunidade Mayangna de Wina | Land Portal

Membros da comunidade Mayangna de Wina denunciaram à CALPI que ontem, 5 de julho de 2021, às 19h20, foram feridos indígenas membros da comunidade de Wina identificados como Abelardo Landero Lopez, de 42 anos de idade, e sua cunhada Sra. Aura Lila Perez, de 32 anos de idade. Os atacantes eram seis colonos armados, não-indígenas, que cobriam seus rostos com balaclavas. Os homens procuravam um colono na comunidade para "acertar contas" porque supostamente ele havia roubado gado; e sem dizer uma palavra, começaram a atirar em uma casa onde as duas vítimas foram feridas sem ter nada a ver com o assunto.

O Sr. Abelardo levou um tiro nas costelas, abaixo do ombro esquerdo, e foi transferido para o município de Jinotega, onde se encontra em condições delicadas nos cuidados intensivos. A Sra. Aura Lila Pérez, ferida na perna esquerda, foi transferida para a cidade de Ayapal.

Wina é uma comunidade no território indígena Mayangna Sauni Bu, rio acima da comunidade de Amak - que também foi atacada por colonos em julho do ano passado deixando um morto e um ferido - ambas as comunidades estão localizadas à margem do Rio Bocay, no Município de San José de Bocay, Jinotega, na Reserva da Biosfera de Bosawás.

Os habitantes históricos da comunidade de Bosawás e suas autoridades tradicionais, líderes comunitários, intelectuais, conselheiros, guardas florestais, anciãos, jovens e mulheres estão alarmados com a insegurança em que vivem. Este é o quinto ataque sofrido pelas comunidades Miskitu e Mayangna no ano 2021 e o décimo terceiro desde 2020, ataques que deixaram 18 feridos, alguns deles com danos, seqüelas e mutilações em seus corpos que limitam sua saúde permanentemente. Desde 2019 foram mortos 15 indígenas. Várias das vítimas fatais foram jovens indígenas de 17 anos e duas meninas Miskitu de 15 e 16 anos feridas e seqüestradas, respectivamente. O primeiro guarda-florestal indígena a ser assassinado pelos colonos foi Elias Charly Taylor, de 48 anos, em 13 de fevereiro de 2013, na Comunidade Musawas.

fotografía proporcionada por los miembros del territorio.

O Presidente da Nação Mayangna e a presidenta do Conselho Regional da RACCN  em visita a Mukuswas, em 17 de maio de 2021. Fotografía fornecida por membros do território.

A invasão dos colonos nos territórios tradicionais e ancestrais dos povos indígenas, devido ao seu número e à impunidade com que agem, cercou os principais assentamentos das comunidades; de modo que os povos indígenas têm medo de deixar suas casas para cultivar ou colher as colheitas, para pescar ou caçar a fim de se alimentar - causando-lhes alguns graus de desnutrição e pobreza. Enquanto as florestas foram desmatadas para plantar pastagens para a pecuária extensiva pelos colonos e por algumas empresas como a Alba Forestal; mais recentemente, e agora com este ataque, os povos indígenas não se sentem mais seguros mesmo dentro de suas próprias casas. 

Os líderes indígenas lamentam que tudo isso esteja acontecendo apesar de o Batalhão Ecológico do Exército Nicaraguense estar em Bosawás com a missão de proteger a Reserva, enquanto os colonos, com total impunidade, assumem o controle de seu patrimônio ancestral, histórico e cultural; contaminam os rios - essenciais para o consumo humano de água - com suas atividades causam a perda da biodiversidade, da flora e da fauna, degradando assim a subsistência dos povos indígenas e da Reserva Bosawás. Os líderes indígenas relatam que se sentem ameaçados pelas autoridades territoriais, municipais, regionais e nacionais, que não lhes dão a segurança necessária diante dos ataques dos colonos.

Pior ainda, os líderes indígenas detiveram recentemente um grupo de colonos que estavam dentro de seu território. Os colonos acusaram o Presidente e outros membros do Governo Territorial Indígena (GTI) do Território Mayangna Sauni As de terem lhes dado permissão para entrar nas terras indígenas em troca de dinheiro; bem como de possuírem documentação onde o Presidente do GTI concede terras a um parente do mesmo em violação às Leis No. 28 e 445. Portanto, eles estão atualmente convocando uma assembléia extraordinária (Asanglawana) para eleger novas autoridades. Entretanto, em outras ocasiões, o Conselho Regional da RACCN (Região Autônoma da Costa Norte do Caribe - sigla em espanhol) somente certifica as autoridades relacionadas ao partido político atualmente no governo.

Partagez cette page