Terceiro ataque aos Mayangna e a Política Partidária | Land Portal

Foto: Carlos Herrera | Confidencial

Membros do Território Mayangna Sauni Arungka denunciaram em 10 de maio de 2021 o terceiro ataque perpetrado contra os indígenas Mayangna durante o ano de 2021 na Reserva da Biosfera Bosawás; desta vez na Comunidade de Silamwas, localizada na estrada entre Rosita e Bonanza. Dois dos membros da comunidade que foram atacados ficaram feridos no ataque, em 22 de janeiro de 2021. O primeiro ataque já havia sido perpetrado no território Mayangna Sauni As, na comunidade de Karah Wilú, no morro Tubuyna, no qual foram feridos os seguintes guardas-florestais indígenas: Donald Castillo Felipe, 60 anos, Presino Samuel, 47 anos, e Corino Simeón, 44 anos. Em 4 de março de 2021, um segundo ataque foi perpetrado, desta vez na comunidade de Kimakwas, no Território Mayangna Sauni Arungka, no qual o jovem Antonio López Rufus, de 17 anos, recebeu cinco impactos de balas e, dado o perigo de infecção, correu o risco de ter sua perna amputada; durante o ataque ele esteve desaparecido por dois dias junto com Leve Pedro Devis, ambos foram encontrados por membros de sua comunidade após o ataque, um ferido e o outro espancado e fortemente afetado psicologicamente.

Fonte: ILC

Lottie Cunningham Wren - Fuente: ILC

A campanha presidencial 2021-2026 já começou na costa do Caribe, de modo que em 12 de março de 2021 o presidente do Conselho e a presidenta do Governo Regional, o prefeito de Bonaza, o secretário político departamental da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) - atualmente o partido do governo-, um líder pró-governamental da Nação Mayangna e um funcionário da empresa mineira HEMCO, inauguraram uma estrada, que eles chamam de "a estrada", localizada entre as aldeias de Suniwas e Musawas, sendo esta última a capital do povo Mayangna. Entretanto, o trabalho foi realizado sem uma Consulta Livre, Prévia e Informada com os povos indígenas, apesar do fato de atravessar seus territórios. Por outro lado, os e as indígenas dizem que essa estrada não vai durar porque foi construída sem pontes na passagem dos rios que a atravessam; e que as comunidades não precisam dela porque têm seus caminhos para se comunicar entre elas, além de não possuírem veículos motorizados para percorrer a estrada. Portanto, os indígenas consideram que a razão de ter construído a mesma é para facilitar o transporte da madeira e do ouro extraídos de seus territórios.

Fonte: ILC

Juan Carlos Ocampo - Fuente: ILC

Os membros da comunidade também lamentam que essas autoridades que vieram à sua comunidade não tenham prestado atenção aos seus problemas reais: a invasão de seus territórios através da violência; a imposição de autoridades comunitárias e territoriais relacionadas à FSLN, deslocando a liderança legítima desses povos; e a usurpação permanente de seus recursos naturais, destruindo assim seus meios de subsistência tradicionais. Em 10 de maio, por volta das cinco horas da manhã, quando, como de costume, estavam indo para suas plantações, foram emboscados por oito colonos não indígenas, cinco membros da comunidade Muskuswas, deixando dois indígenas Mayangna feridos. Como resultado do tiroteio, um colono também foi morto e outro ferido. Entretanto, a mídia oficial "Sistema de Noticias del Caribe" deturpou os fatos, mencionando apenas os colonos afetados e culpando os indígenas pelo incidente, o que gerou uma forte ressonância nas redes sociais dos líderes de Bosawás pedindo à mídia que se retractasse, o que não foi feito. Da mesma forma, a Polícia Nacional está agora procurando os indígenas feridos, enquanto os membros da comunidade apontam o Sr. Ayangni Elvin Urbina Luquez, conselheiro regional da FSLN e membro da Comissão Nacional de Demarcação e Titulação (CONADETI), como a causa dos recentes atos de violência no Território Mayangna Sauni Arungka, e solicitam às autoridades da Polícia Nacional e do Ministério Público que realizem as investigações pertinentes para esclarecer o caso. Os líderes do povo Mayangna lamentam a perda freqüente de mais vidas humanas e pedem ao Governo da Nicarágua que implemente o processo de regulamentação dos territórios indígenas titulados pelo Estado da Nicarágua desde 2006; e através do Batalhão Ecológico do Exército Nicaraguense (BECO), criado para a proteção da Reserva da Biosfera Bosawás, para desarmar os colonos não-indígenas, que desde 2015 armados com armas de guerra, ameaçam e atacam constante e sistematicamente as comunidades indígenas Mískitu e Mayangna de Bosawás a fim de usurpar suas terras coletivas e tradicionais.

 

Partagez cette page