Indigenistas Associados | Land Portal
INA
Acronym: 
INA
Phone number: 
(61) 99621-7753

Ubicación

Brasil
BR
Working languages: 
portugués

A INA é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter temático e corporativo, formalmente instituída em 08 de julho de 2017. Seus principais objetivos são a busca pela promoção e defesa dos direitos, interesses e prerrogativas individuais e coletivas de seus associados em todo o território nacional, bem como o posicionamento e a incidência na formulação, execução e defesa da política indigenista, a partir da perspectiva da autonomia dos povos indígenas e do Estado pluriétnico e democrático. A INA possui em seu quadro sócios regulares, com vinculação à Funai; e sócios colaboradores e beneméritos, sendo estas condições para a associação de indigenistas de modo geral.


Frente aos ataques cada vez mais frequentes aos direitos indígenas, um grupo de servidores da Funai permanentemente mobilizado decidiu fundar a Indigenistas Associados. A INA é construída visando a necessidade da construção de um instrumento autônomo e representativo para a defesa e promoção dos direitos, interesses e prerrogativas individuais e coletivas dos servidores da Funai e demais associados, visando posicionar-se e incidir na formulação e execução da política indigenista, a partir da perspectiva da autonomia dos povos indígenas, em defesa do estado multiétnico e democrático.


A convicção da força que emana da atuação coletiva nos une. Lutaremos ativamente pela ética no serviço público, pela melhoria dos serviços na Funai, pela valorização do indigenista em todos os seus ofícios, e por uma política pública que sirva aos povos indígenas qualitativamente. Entendemos ser urgente a nossa organização, mobilização e articulação, tendo em vista o momento de ameaças aos direitos dos povos indígenas e à política indigenista de Estado, e ainda diante da histórica falta de estrutura, recursos e segurança na qual os servidores da Funai estão inseridos.

Indigenistas Associados Resources

Mostrando 1 - 1 de 1
Library Resource
INA

Um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro

Artículos de revistas y libros
Junio, 2022
América del Sur, Brasil

Sob o governo Bolsonaro, a Fundação Nacional do Índio (Funai) tem implementado uma política que cabe chamar de anti-indigenista. Contraditório, chocante, mas verdadeiro, esse é o tema do dossiê que se apresenta, fruto da parceria entre a Indigenistas Associados (INA), associação de servidores da Funai fundada em 2017, e o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), organização não governamental atuante há 42 anos nos espaços de discussão de políticas públicas, direitos humanos e orçamento.

Comparta esta página